• Escudo Atlético-MG
  • Escudo Bahia
  • Escudo Botafogo
  • Escudo Ceará
  • Escudo Corinthians
  • Escudo Cruzeiro
  • Escudo Flamengo
  • Escudo Fluminense
  • Escudo Fortaleza
  • Escudo Grêmio
  • Escudo Internacional
  • Escudo Juventude
  • Escudo Mirassol
  • Escudo Palmeiras
  • Escudo Red Bull Bragantino
  • Escudo Santos
  • Escudo São Paulo
  • Escudo Sport
  • Escudo Vasco
  • Escudo Vitória

Esporte

Mbappé e Griezmann em Paris-2024: relembre craques que jogaram Olimpíadas

Técnico Thierry Henry deve convocar estrelas para os Jogos da França; Ronaldinho, Neymar, Pirlo e Riquelme já subiram ao pódio como veteranos de suas seleções

Publicado por: Da Redação em 12/03/2024 às 15:55 - Atualizado em 10/06/2024 às 14:27
Mbappé e Griezmann em Paris-2024: relembre craques que jogaram Olimpíadas
Riquelme conversa com Ronaldinho Gaúcho na premiação da Olimpíada de Pequim, em 2008. Argentina foi ouro e Brasil bronze

A seleção francesa já definiu os três veteranos que acompanharão a seleção sub-23 nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, que estão previstos para acontecer a partir de 26 de junho. De acordo com o portal Le Parisien, os três escolhidos pelo técnico Thierry Henry foram Kylian Mbappé, Antoine Griezmann e Olivier Giroud, três dos campeões do mundo por Les Bleus em 2018, na Rússia.

Publicidade

Não será a primeira vez que craques internacionais entrarão em campo pela competição como veteranos; na seleção brasileira, craques como Neymar e Ronaldinho Gaúcho já subiram ao pódio como líderes do time. PLACAR selecionou alguns dos principais jogadores que atuaram nos Jogos Olímpicos acima da idade limite, confira abaixo:

Rivaldo (Atlanta-1996)

Rivaldo passando a bola durante partida das Olimpíadas de 1996 - Getty Images

Rivaldo passando a bola durante partida das Olimpíadas de 1996 – Getty Images

Três anos antes de ser considerado melhor jogador do planeta, em 1999, Rivaldo foi alvo de muitas críticas pela sua atuação nas Olimpíadas de Atlanta, nos Estados Unidos. O craque brasileiro, então com 24 anos, não marcou nenhuma vez durante a campanha da medalha de bronze e chegou a perder a vaga de titular na derrota para a Nigéria, na semifinal do torneio.

Publicidade

Andrea Pirlo (Atenas-2004)

Andrea Pirlo, da Itália, e Javier Mascherano, da Argentina, na Olimpíada de Atenas-2004 - EFE/PACO CAMPOS

Andrea Pirlo, da Itália, e Javier Mascherano, da Argentina, na Olimpíada de Atenas-2004 – EFE/PACO CAMPOS

O meio-campista foi convocado para jogar como “veterano” (tinha 25 anos) pela Itália nos Jogos Olímpicos de Atenas, na Grécia, em 2004. O italiano foi responsável por distribuir os passes no meio de campo da Azzurra na campanha do bronze. Apesar da medalha, a campanha da seleção tetracampeã mundial foi bem questionável: passaram com 4 pontos em um grupo que tinha Paraguai, Gana e Japão. Os europeus superaram Mali nas quartas, mas acabaram sendo eliminados pela Argentina, que viria a ser campeã em cima dos paraguaios.

Riquelme (Pequim-2008)

Juan Riquelme e Lionel Messi em ação pela Argentina nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 - Alexander Hassenstein/Getty Images

Juan Riquelme e Lionel Messi em ação pela Argentina nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 – Alexander Hassenstein/Getty Images

Com 30 anos, Riquelme foi outro jogador que foi convocado como veterano para as Olimpíadas. Em 2008, nos jogos de Pequim, na China, o argentino atuou com a 10 ao lado do jovem Lionel Messi no bicampeonato seguido dos hermanos. O meia marcou apenas um gol, na semifinal contra o Brasil.

Publicidade

Ronaldinho Gaúcho (Pequim-2008)

Messi e Ronaldinho se abraçam antes da partida pelos Jogos de Pequim, em 2008

Messi e Ronaldinho se abraçam antes da partida pelos Jogos de Pequim, em 2008

Convocado pelo técnico Dunga para as Olimpíadas da China em 2008, Ronaldinho, então com 32 anos, teve atuação apagada na campanha de mais um bronze brasileiro. Além de pouco ter feito na partida contra a Argentina, pela semifinal, o jogador marcou apenas dois gols na campanha, um de pênalti e outro de falta, ambos contra a Nova Zelândia.

Thiago Silva (Pequim-2008 e Londres-2012)

Thiago Silva com a braçadeira de capitão nas Olimpíadas de 2012, em Londres -EFE/Marius Becker

Thiago Silva com a braçadeira de capitão nas Olimpíadas de 2012, em Londres -EFE/Marius Becker

O brasileiro é o único da lista a atuar em duas Olimpíadas como veterano. Thiago Silva foi convocado por Dunga, em 2008, e por Mano Menezes, em 2012, para os Jogos da China e do Reino Unido, aos 24 e 28 anos respectivamente. Em 2008, o zagueiro jogou apenas dois jogos, sendo um deles na primeira fase do torneio e a disputa do terceiro lugar, quando veio do banco. Quatro anos depois, na Inglaterra, Thiago Silva foi titular absoluto da equipe vice-campeã olímpica, com boas atuações.

Marcelo (Londres-2012)

Marcelo jogando a final dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres - EFE/Neil Munns

Marcelo, do Brasil, e Raul Jimenez, do México, jogando a final dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres – EFE/Neil Munns

Marcelo foi outro veterano convocado por Mano Menezes para a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. O lateral, assim como Thiago Silva, foi titular absoluto da equipe brasileira e, com boas atuações, conseguiu chegar à final da competição, em que o Brasil foi derrotado para o México na final. Ele tinha 24 anos.

Ryan Giggs (Londres-2012)

Ryan Giggs, do Reino Unido, com Pape Souare, do Senegal, na Olimpíada de Londres-2012 - EFE/Robin Parker

Ryan Giggs, da Grã-Bretanha, com Pape Souare, do Senegal, na Olimpíada de Londres-2012 – EFE/Robin Parker

O ídolo galês do Manchester United foi convocado para defender a seleção da Grã-Bretanha (ilha que compreende Inglaterra, País de Gales e Escócia) durante as Olimpíadas de Londres, em 2012. Aos 39 anos, o meio-campista participou da campanha dos donos da casa e chegou a balançar as redes contra os Emirados Árabes Unidos, na fase de grupos. A equipe foi eliminada pela Coreia do Sul, nos pênaltis, nas quartas de final.

Luís Suárez (2012)

Luís Suárez, do Uruguai, durante a Olimpíada de Londres-2012 - EFE

Luisito Suárez, do Uruguai, durante a Olimpíada de Londres-2012 – EFE

Aos 25 anos, o craque uruguaio fez parte da seleção que foi eliminada na fase de grupos das Olimpíadas de 2012, em Londres. Suárez, titular e capitão da equipe, não balançou a rede nenhuma vez e foi para casa zerado. O Uruguai foi eliminado após uma primeira fase de uma vitória e duas derrotas com apenas dois gols marcados.

Edinson Cavani (2012)

Edinson Cavani, do Uruguai, e Stephane Badji, do Senegal, durante os Jogos Olímpicos de Londres-2012, em Wembley - EFE/Srdjan Suki

Edinson Cavani, do Uruguai, e Stephane Badji, do Senegal, durante os Jogos Olímpicos de Londres-2012, em Wembley – EFE/Srdjan Suki

Assim como seu compatriota Luis Suárez, Cavani foi convocado como veterano para as Olimpíadas de Londres, em 2012. Aos 25 anos, o atacante também passou em branco nos jogos e viu, ao lado de seu parceiro, o Uruguai ser eliminado na fase de grupos do torneio.

Neymar (2016)

Neymar comemorando após converter o pênalti do ouro inédito nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, 2016 - EFE/ALEJANDRO ERNESTO

Neymar comemorando após converter o pênalti do ouro inédito nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, 2016 – EFE/ALEJANDRO ERNESTO

Neymar foi, ao lado de Renato Augusto e Weverton, um dos veteranos convocados pelo técnico Rogério Micale para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. O atacante de 24 anos foi peça fundamental na conquista do primeiro ouro olímpico do Brasil no futebol, além de ser artilheiro da seleção, Neymar fez um gol de falta e converteu o pênalti decisivo na final contra a Alemanha.

Daniel Alves (2020/21)

Capitão brasileiro, lateral Daniel Alves tenta manter vivo o sonho do segundo ouro - EFP

Capitão brasileiro, lateral Daniel Alves tenta manter vivo o sonho do segundo ouro – EFP

O lateral brasileiro, então com 38 anos, foi um dos convocados como veterano para as Olimpíadas de 2020/21 de Tóquio, que precisou ser adiada em ano por conta da pandemia de Covid-19. Daniel Alves foi titular e capitão da seleção brasileira na campanha do bicampeonato Olímpico. Na semifinal, que acabou empatada em 0x0 contra o México, o jogador converteu a primeira penalidade e abriu o caminho para a classificação canarinha à final.

Leia outras notícias LEIA MAIS
Notícias mais lidas MAIS LIDAS