Del Bosque deixará seleção espanhola após Copa de 2014
Técnico campeão europeu e mundial avisou que já se decidiu sobre sua saída
Vicente Del Bosque deverá receber uma proposta para exercer algum cargo administrativo na federação depois do Mundial no Brasil
O técnico Vicente del Bosque anunciou que não comandará a seleção espanhola depois da Copa do Mundo de 2014. O treinador disse que está concluindo um ciclo de sua carreira e deixará as atividades no comando da equipe para outra pessoa. A sua permanência dentro da federação de futebol do país, contudo, não foi descartada. “São os meus últimos quilômetros da minha carreira esportiva”, disse o treinador, que vem sendo citado em meio aos rumores sobre a saída do técnico português José Mourinho do Real Madrid. Questionado sobre uma possível volta ao Real, clube que já dirigiu com sucesso no passado, Del Bosque não quis se estender no tema: “Não, eu não estou querendo criar inimigos”, avisou.
Contratado pela seleção em 2008, depois da conquista do título europeu pela Espanha, o treinador chegou para substituir Luis Aragonés. Responsável por iniciar o planejamento que culminou no inédito título da Copa do Mundo de 2010 e na conquista do torneio continental deste ano, na Ucrânia e na Polônia, Vicente Del Bosque deverá receber uma proposta para exercer algum cargo administrativo na federação depois do Mundial no Brasil. Antes disso, no ano que vem, ele disputa a Copa das Confederações, no ano que vem, também no país. No mês passado, Del Bosque visitou São Paulo para acompanhar o sorteio dos grupos do torneio de 2013. Na ocasião, ele disse estar ciente do peso que carrega nas costas em função do sucesso recente de sua equipe e das enormes expectativas sobre o desempenho do time nas próximas competições.
(Com agência Gazeta Press)