Publicidade
Publicidade

Barrichelo sobre a F1 e Razia: “Só dinheiro não basta”

Após treino para o início da temporada da Stock Car, piloto se disse surpresa com a dispensa do jovem brasilero pela Marussia

O piloto Rubens Barrichello criticou atual momento da Fórmula 1, em que o dinheiro tem falado mais alto que o talento, especialmente nas equipes menores. O brasileiro admite ter ficado surpreso com o afastamento de Luiz Razia da equipe Marussia, anunciado nesta sexta-feira por falta de pagamentos dos patrocinadores do piloto à escuderia.

Publicidade

Rubinho ficou sabendo da notícia após um treino da Stock Car, que começa no domingo, no Circuito de Interlagos, em São Paulo,”‘Ele perdeu a vaga? Eu não sabia. Hoje, não há mais 100% de talento na Fórmula 1. Todos sabem que existem vagas compradas. O mundo é assim. Você até pode entrar na categoria com dinheiro, mas não fica lá se não for bom o suficiente”, disse o piloto recordista de corridas disputadas na história da F1.

Leia também:

Sem pagamento, brasileiro Luiz Razia perde a vaga

Luiz Razia do Brasil durante os testes de inverno da Fórmula 1 no Circuito de Jerez de La Frontera, Espanha
Luiz Razia do Brasil durante os testes de inverno da Fórmula 1 no Circuito de Jerez de La Frontera, Espanha VEJA

“Seria hipocrisia da minha parte dizer que esse tipo de coisa é nova. Ocorre faz tempo. Vivi dezenove anos na Fórmula 1 e também tive o meu primeiro empurrãozinho antes de me segurar com talento. Conheço pilotos bons para caramba que mereciam estar lá e não vêm correndo por falta dinheiro. O meu lado está tranquilo. Podem até dizer que reclamo, tanto faz, pois já fiz o meu. Não cabe a mim ficar apontando’, afirmou Barrichello, que sabe bem do que está falando. Ao deixar a Williams, no fim de 2011, ele deu lugar a Bruno Senna, que trazia consigo patrocinadores pessoais. A própria escolha de Rubinho para 2013 teve a ver com dinheiro, já que ele não conseguiu bancar uma vaga para a temporada completa da Fórmula Indy como em 2012, e optou por disputar a Stock. ‘”Tudo começou a ficar difícil. A gente vive em um mundo que está precisando de dinheiro, e isso não é culpa de ninguém. A parte financeira do automobilismo de hoje em dia está muito mais complicada do que tempos atrás. Vi que nada aconteceria para mim na Indy e resolvi vir para a Stock Car, uma antiga paixão.”

Publicidade

Apesar da distância, Barrichello se sente à vontade para dar palpites sobre a próxima temporada da F1, mas sobe no muro e evita cravar um favorito. “O mexicano Sérgio Pérez é um menino dotado de talento, uma grande aposta. Para ele, não falta velocidade, e sim experiência. Já o Lewis Hamilton dará uma competitividade grande à Mercedes. Com esse companheiro, vamos saber o quanto o Nico Rosberg é bom de verdade Na verdade, está fora de cogitação fazer uma análise mais aprofundada agora. A gente não tem certeza se a Red Bull é o que estão falando, se existem outros carros em condições… Muita gente certamente está segurando cartas na manga. Não dá para saber’” concluiu.

Acompanhe VEJA Esporte no Facebook

Siga VEJA Esporte no Twitter

(Com agência Gazeta Press)

A temporada de 2013
Equipe Pilotos
Red Bull Sebastian Vettel (Alemanha) Mark Webber (Austrália)
Ferrari Fernando Alonso (Espanha) Felipe Massa (Brasil)
McLaren Jenson Button (Grã-Bretanha) Sergio Perez (México)
Lotus Kimi Raikkonen (Finlândia) Romain Grosjean (França)
Mercedes Nico Rosberg (Alemanha) Lewis Hamilton (Grã-Bretanha)
Sauber Nico Hulkenberg (Alemanha) Esteban Gutierrez (México)
Forca India Paul Di Resta (Grã-Bretanha) Adrian Sutil (Alemanha)
Williams Pastor Maldonado (Venezuela) Valtteri Bottas (Finlândia)
Toro Rosso Daniel Ricciardo (Austrália) Jean-Eric Vergne (França)
Caterham Charles Pic (França) Giedo Van der Garde (Holanda)
Marussia Max Chilton (Grã-Bretanha) Jules Bianchi (França)
Tabela
Data Local Autódromo
17/03 Austrália Melbourne
24/03 Malásia Sepang
14/04 China Xangai
21/04 Bahrein Sakhir
12/05 Espanha Barcelona
26/05 Mônaco Monte Carlo
09/06 Canadá Montreal
30/06 Inglaterra Silverstone
*07/07 Alemanha Nürburgring
28/07 Hungria Hungaroring
25/08 Bélgica Spa-Francorchamps
08/09 Itália Monza
22/09 Cingapura Marina Bay
06/10 Coreia do Sul Yeongam
13/10 Japão Suzuka
27/10 Índia Buddh
03/11 Emirados Árabes Abu Dhabi
17/11 Estados Unidos Austin
24/11 Brasil Interlagos
  • Ferrari exibe carro mais arrojado - e sem o degrau no bico
  • Williams apresenta novo carro 'mais refinado' para 2013
  • Equipe Lotus já sonha em brigar pelo título em 2013
  • Fórmula 1: McLaren apresenta MP4-28 de olho em título
  • Red Bull apresenta o carro a ser batido em 2013
  • Mercedes apresenta W04 em Jerez e coloca carro na pista
Continua após a publicidade

Publicidade