Azarenka derrota Serena no Ginásio do Ibirapuera
No Federer Tour, em São Paulo, bielo-russa Victoria Azarenka – atual nº 1 da WTA – consegue sua segunda vitória sobre a tenista norte-americana
Com direito à homenagem a Maria Esther Bueno após a partida, a bielo-russa Victoria Azarenka derrotou neste sábado a norte-americana Serena Williams por 2 sets a 0 (6/3 e 7/5) no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, em mais um jogo de exibição do Federer Tour.
Assim como nos jogos anteriores do tour, o encontro entre Azarenka e Serena foi marcado pela descontração. As duas tenistas interagiram com o público, trocaram sorrisos entre si e preocuparam-se em ser atensiosas com os brasileiros após a partida.
De personalidade descontraída, a bielo-russa já entrou na quadra do Ibirapuera fazendo graça. Ao som de ‘Ai Se Eu Te Pego’, do brasileiro Michel Teló, saiu dos vestiários dançando com um grande sorriso no rosto. Serena optou por abordagem mais conservadora, caminhando normalmente com uma bolsa a tira-colo enquanto um boleiro carregava sua raqueteira. Em quadra, ambas abusaram dos erros de saque, sobretudo nos primeiros games de partida, e demoraram a empolgar o público. As manifestações das arquibancadas mais comuns foram de elogios aos atributos físicos das tenistas, não de entusiasmo com os pontos disputados.
Azarenka, que já havia arrancado aplausos com a dança de entrada, voltou a ganhar o público ao tentar sem sucesso fazer embaixadinhas com a bola no segundo game. No intervalo seguinte de jogo, a bielo-russa finalmente atingiu seu objetivo, petecando a bolinha amarela antes de trocar de lado na quadra.
Serena acabou entrando na brincadeira antes do sétimo game, quando o mascote dos Correios, patrocinador do evento, entrou em quadra e tirou Azarenka para dançar. Após observar os movimentos descontraídos da bielo-russa, a tenista norte-americana também arriscou alguns passos e ganhou aprovação da plateia.
Elogios – “Te amo, Brasil”, disse Azarenka, em português. A bielo-russa é a atual número 1 do ranking da WTA e só tinha uma vitória sobre Serena Williams no currículo até então – por 2 sets a 0, em Miami, em 2009. A norte-americana ganhou outros dez confrontos com a rival, o último no Aberto dos Estados Unidos de 2012, por 2 a 1.
Azarenka espera mais dificuldades não apenas nos jogos contra Serena Williams em 2013. “A pressão me empolga. Darei tudo o que tenho para continuar a ganhar títulos”, disse a tenista. “Amo o que faço. Adoro viajar para lugares para onde nunca iria se não jogasse tênis. Espero desfrutar todos os dias”, comemorou.
Serena também discursou para o público local quando falou ao microfone. “Voltarei para cá assim que possível. Eu amo o Brasil”, afirmou, também arriscando algumas palavras em português. “Muito obrigada por tudo.”
Após os pronunciamentos, Azarenka e Serena uniram-se para prestar uma homenagem a Maria Esther Bueno, a melhor tenista brasileira da história. A tricampeã de Wimbledon (1959, 1960 e 1964) e tetracampeã do Aberto dos Estados Unidos (1959,1963,1964,1966) recebeu um troféu e foi bastante aplaudida.
O ato final da bielo-russa foi fugir do protocolo. Ela deixou a quadra antes de receber o troféu para entregar uma bolinha a um torcedor, causando correria na equipe de segurança do Federer Tour. No caminho de volta, foi parada diversas vezes para fotos antes que finalmente pudesse retornar à quadra e encerrar oficialmente sua participação.
(com GazetaPress)