Placar

Libertadores com 3 jogos no Rio de Janeiro pode afetar o calendário

Com 3 partidas na mesma semana e na mesma cidade, Conmebol e CBF precisam se mexer para evitar problemas de segurança

Por Da Redação |

A Conmebol enfrenta sérios desafios para definir as datas das quartas de final da Libertadores. Pela primeira vez na história, três equipes da mesma cidade – Botafogo, Flamengo e Fluminense – estão entre as oito melhores da competição, representando o Rio de Janeiro. A CBF está estudando maneiras de encaixar essas disputas no já apertado calendário do futebol brasileiro.

Isso se dá principalmente pelo tumultuado calendário que o futebol brasileiro enfrenta, com muitas competições ocorrendo simultaneamente. Além disso, as campanhas dessas três equipes na fase de grupos da Libertadores obrigam que decidam os confrontos fora de casa, adicionando mais uma camada de complexidade à tarefa.

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.

Calendário das quartas de final da Libertadores

A grande pergunta é: como encaixar as três partidas de ida, que devem ocorrer entre 17 e 19 de setembro, no calendário? No momento, o Botafogo enfrentará o São Paulo, o Flamengo jogará contra o Peñarol e o Fluminense duelará com o Atlético-MG. Todos esses jogos acontecerão na mesma semana, criando uma dor de cabeça para os organizadores.

Para complicar ainda mais, a CBF está consultando o Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (Bepe) sobre a possibilidade de realizar duas dessas partidas no mesmo dia, o que é uma prática excepcional que contraria as determinações da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Como a CBF planeja resolver a situação?

A CBF está em um impasse. A solução ideal, que seria realizar cada partida em um dia diferente daquela semana, enfrenta obstáculos. A Globo, que detém os direitos de transmissão, optou pelo confronto entre Botafogo e São Paulo para o dia 18. Dessa maneira, os jogos de Flamengo e Fluminense seriam distribuídos nos dias 17 e 19.

No entanto, a Data Fifa marca compromissos internacionais importantes e os jogadores convocados não estarão disponíveis em certas datas. Além disso, a Copa do Brasil também afeta diretamente essa programação, com jogos marcados para a semana anterior.

O que vai acontecer com a Libertadores?

Na tentativa de organizar essa situação complicada, há três possíveis cenários que estão sendo estudados:

Os próximos passos incluem um pedido formal ao Bepe, que pode ser aceito ou recusado. Se for recusado, a possível revisão da tabela do Campeonato Brasileiro para se adaptar às necessidades da Libertadores ganharia força.

A Conmebol aguarda um posicionamento oficial da CBF e da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Apesar dos desafios, há uma sensação de que ainda há tempo suficiente para definir as datas, considerando que as quartas de final terão início em quatro semanas.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Sair da versão mobile