Publicidade
Publicidade

Luis Enrique diz representar mais a filosofia do Barça do que Xavi

Na véspera do duelo contra o Barcelona pelas quartas de final da Champions, técnico do PSG deu declarações fortes sobre ex-clube e ex-companheiro

Na véspera do duelo entre Paris Saint-Germain e Barcelona pelas quartas de final da Liga dos Campeões, o técnico Luis Enrique deu declarações polêmicas nesta terça-feira, 9, em relação a seu ex-clube e ao ex-companheiro Xavi Hernández, treinador da equipe catalã. O duelo acontece na quarta-feira, 10, no Parque dos Príncipes, a partir das 16h (de Brasília)

Publicidade

Questionado sobre quem representa melhor a filosofia do Barcelona, Luis Enrique, do PSG, foi taxativo. “Sem nenhuma dúvida, eu. Não é uma opinião, vejam as estatísticas, na posse de bola, ocasiões de gol, na alta pressão, nos dados, nos títulos. Evidentemente, haverá gente que tem outra opinião. Mas, sem dúvidas, sou eu”, cravou o técnico espanhol.

Luis Enrique e Xavi se conhecem de longa data. Foram companheiros como atletas do Barcelona entre 1998 e 2004. Depois, Luis Enrique dirigiu o companheiro na temporada de 2014-2015, que terminou com o último título de Champions League do Barça. Na ocasião, já veterano, Xavi passou a maior parte da campanha na reserva de Ivan Rakitic e depois deixou o Barcelona rumo ao futebol do Catar.

Publicidade

Em tom direto, como de costume, o técnico do PSG rejeitou avaliar as qualidades de Xavi como técnico. “Sinto furar-lhes a bola, mas não conheço nada do Xavi como treinador. Conheço como companheiro, fui seu capitão por muitos anos, e conheço Xavi porque fui seu treinador. Mas não o conheço como treinador além do que todos vocês conhecem.”

Horas depois, durante a entrevista de imprensa do Barcelona, Xavi respondeu. Com elegância, tentou não entrar em polêmica e disse que os dois fazem parte da história do Barça.

“Vi a resposta dele [para a pergunta]. É o Luis Enrique. Vocês o conhecem. Tenho uma relação pessoal muito boa com ele. Máximo respeito. É um dos melhores treinadores do mundo e tem uma equipe feita para ganhar a Champions. Nós dois buscamos o mesmo. Podemos dizer que Pep, Arteta, ele e eu temos o DNA do Barcelona”, disse.

Publicidade

‘Relação de amor total’

Campeão pelo Barcelona como atleta e treinador, Luis Enrique detalhou sua relação com o clube e citou também seu time do coração, o Sporting Gijón.

“É um jogo muito especial para mim, a nível emocional, mas com a experiência que tenho estou preparado para resolver estes jogos e dar o meu melhor pela minha equipe. Também enfrentei o Sporting como jogador e marquei gols e ganhei jogos. Agora é a minha vez de enfrentar o Barça, com quem tenho uma relação de amor total, mas sou um profissional.”

“Sou um profissional do clube que optou por mim depois da passagem pela seleção nacional. Estou totalmente convencido deste projeto, de poder dar vitórias e títulos ao clube e quero muito estar à altura desta eliminatória”, finalizou. O jogo de volta acontece no Camp Nou, em 16 de abril.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.
Publicidade