Tite demitido: Flamengo anuncia saída do técnico
Treinador deixa o comando do clube após forte pressão da torcida; Filipe Luís, ex-jogador e comandante do time sub-20, assume como interino
O Flamengo anunciou a saída de Tite, na manhã desta segunda-feira, 30. Por meio de comunicado oficial, o clube decretou o fim do ciclo, um dia depois de o Rubro-Negro vencer o Athletico Paranaense por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro.
Filipe Luís, ex-jogador do clube e treinador do time sub-20, assume de forma interina. Recentemente, ele comandou o time rubro-negro no título mundial da modalidade. Filipe trabalhou como atleta com diversos de seus futuros comandados, como Gabigol, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gerson.
Como foi a passagem de Tite no Flamengo
Tite foi contratado pelo Flamengo em outubro de 2023, após um período de pausa desde sua saída da seleção brasileira, ao final de 2022. Na ocasião, ele havia declarado que não voltaria a comandar um clube brasileiro em 2023, mas aceitou o desafio.
Em sua primeira temporada, o técnico terminou o Campeonato Brasileiro na quarta posição. O início de 2024 foi promissor, com o título do Campeonato Carioca de forma invicta, sofrendo apenas um gol.
Porém, na sequência, o rendimento caiu, especialmente após as muitas lesões. O momento mais delicado veio com a eliminação nas quartas de final da Libertadores contra o Peñarol. Após a derrota na ida, no Maracanã, Tite chegou a dizer que o Flamengo marcaria gols na volta: “Pode me cobrar.”
O empate sem gols representou o fim da participação flamenguista na competição. Ele também chegou a discutir com o influenciador Paparazzo Rubro-Negro, que questionou efusivamente o técnico antes da coletiva de imprensa.
No Campeonato Brasileiro, o Flamengo ocupa a quarta posição, pontos atrás do líder Botafogo. A chance mais real de um troféu é na Copa do Brasil, competição em que está na semifinal, fase em que disputa a partir da próxima quarta-feira, 2, contra o Corinthians.
Números da passagem de Tite pelo Flamengo
Durante sua passagem, Tite comandou o Flamengo em 70 partidas. Ao todo, foram 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas, com um aproveitamento de 65,7%.
Última coletiva de Tite no Flamengo
Horas antes da demissão, Tite concedeu entrevista coletiva no Maracanã, na qual demonstrou confiança na sequência do trabalho e respaldo da diretoria. Confira suas declarações:
Sobre vaias e xingamentos:
“Compreensão e respeito. Entendo as manifestações e o amor do torcedor pelo clube. Busco trazer essa maturidade aos atletas para que tenham capacidade de resistir, resiliência, de tentar como aconteceu. Por isso mereceu o placar. Nos últimos três jogos tivemos o desempenho, mas não o resultado. Desta vez, tivemos o desempenho e o resultado.”
Relação com a diretoria
“Respaldo da direção é constante, diário, de todos os momentos. Quando fala de fortalecimento de uma equipe toda, ela vem dentro das hierarquias. A hierarquia superior, que é a direção com o Flamengo, a comissão técnica e os atletas.
Eu tento fazer o meu melhor, talvez não seja o técnico dos seus sonhos. Mas o trabalho e a dignidade pode ter certeza que vai ter sempre. O respeito a ti, aos atletas e à entidade vai ter sempre.”