Quem é Mário Rui, português perto de acordo com São Paulo
Lateral-esquerdo de 33 anos com passagens pela seleção de Portugal está no Napoli; jornalistas europeus elogiam possível contratação
O São Paulo está perto de anunciar a contratação do lateral-esquerdo Mário Rui. Aos 33 anos, o português deve deixar o Napoli, da Itália, para ser o novo jogador do Tricolor Paulista até o fim de 2026.
Segundo informações divulgadas pelo jornalista italiano Alfredo Pedullà, já há um acordo entre o atleta e o clube brasileiro. O próximo passo da negociação é a negociação do atual vínculo, vigente até junho de 2026.
A carreira de Mário Rui
Natural de Sines, pequena cidade da região do Alentejo, o defensor deu seus primeiros passos pelo Vasco da Gama Atlético Clube, modesto clube do município em que nasceu.
Aos 12 anos, foi ao Sporting, de Lisboa, onde fez boa parte de sua formação. Antes de se profissionalizar, ainda passou pela base do Valencia, da Espanha, e do Benfica, de Portugal.
Mário Rui estreou como profissional em 2010, pelo CD Fátima, na segunda divisão portuguesa, pouco antes de ser contratado pelo Parma.
No tradicional clube italiano, nunca atuou e foi emprestado ao Gubbio, ao Spezia e ao Empoli, onde chegou em 2013 e ficou em definitivo até 2016, antes de passar a ser jogador do Roma.
Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias
Em 2017, trocou o clube da capital pelo Napoli, onde ainda segue. Com a camisa dos Ciucciarelli, Mário Rui soma 227 partidas, com três gols marcados e 23 assistências. Durante esse tempo, venceu a Copa da Itália de 2019/20 e o Campeonato Italiano de 2022/23.
Ainda tem 12 partidas pela seleção portuguesa. Ele esteve no grupo campeão da Nations League de 2018/19 e foi convocado para a Copa do Mundo de 2018, mas não chegou a entrar em campo.
Como joga Mário Rui
De baixa estatura (1,68m), o lateral-esquerdo é conhecido pela boa velocidade e ímpeto agressivo com e sem a bola. Também teve bons momentos atacando pela ala esquerda. Durante o Campeonato Italiano de 2022/23, chegou a anotar seis assistências em 22 partidas, sendo o terceiro com mais passes para gols na campanha do Scudetto, atrás apenas de Piotr Zielinski (oito asssistências) e Kvicha Kvaratskheli (10 assistências).
Questionado por PLACAR sobre o defensor, o jornalista italiano Daniele Najjar, do canal TV Dello Sport, elogiou o jogador: “Mário Rui foi um lateral-esquerdo fundamental de Luciano Spalletti no ano do Scudetto do Napoli. ‘Mario Rui é um professor com a bola nos pés’, disse Spalletti sobre ele, que soube o aproveitar melhor do que ninguém. Ele sabe controlar a bola e é muito bom no passe. Faz uma cobertura defensiva muito boa e também sabe jogar ofensivamente, principalmente com os cruzamentos. Sempre foi apreciado pelo seu profissionalismo e comportamento exemplar fora de campo. Ele se tornou referência no vestiário.”
O jornalista português Pascoal Sousa, de A Bola, acredita que pode fazer a diferença no futebol brasileiro: “É um jogador que foi muito falado nos três grandes de Portugal ainda no início da temporada. Tem 33 anos, mas está em ótima forma física. É muito batalhador, bravo e ataca muito bem, principalmente pela ala esquerda. Tem qualidade técnica e é, para mim, ainda um jogador que merece estar na seleção. É muito eficiente e no São Paulo vai fazer a diferença. Se ele se adaptar bem ao país, e isso depende muito do contexto, claro, mas sendo bem utilizado será uma mais-valia para a equipe”.
Confirmada a contratação, Mário Rui chega ao Morumbis como uma opção a um setor carente do atual elenco do São Paulo. Atualmente, o Tricolor conta com Patryck, garoto formado em Cotia, e Wellington, que já assinou pré-contrato com o Southampton, da Inglaterra, e deixará o clube em dezembro de 2024.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.