Placar - O futebol sem barreiras para você

Payet e Coutinho não podem jogar juntos? O dilema do Vasco

Lesões, aspectos táticos e questões físicas têm dificultado a formação da dupla de astros; entenda o cenário do “problema” cruzmaltino

Por Da redação |
Vasco e Goiás fazem confronto direto em duelo dos desesperados na tabela - Matheus Lima/Vasco

Vasco e Goiás fazem confronto direto em duelo dos desesperados na tabela - Matheus Lima/Vasco

Os torcedores do Vasco ainda sonham em ver Dimitri Payet e Philippe Coutinho atuando juntos com mais frequência. No entanto, essa espera pode se prolongar devido a uma série de questões físicas que ambos os atletas enfrentam.

Após o empate em 2 a 2 contra o Red Bull Bragantino, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro, o técnico Rafael Paiva falou sobre as dificuldades em utilizar os dois no mesmo time. Por enquanto, a solução tem sido revezá-los nos jogos, tendo em vista o físico dos meias.

Payet e Coutinho: a questão física

Uma das perguntas mais frequentes entre os vascaíno é: quando Payet e Coutinho vão jogar juntos? A resposta parece estar mais relacionada ao lado fisiológico e médico do que a aspectos técnicos ou táticos.

O francês  está voltando de uma lesão, enquanto o brasileiro, recém-contratado, está se readaptando após meses sem entrar em campo. Essa combinação de fatores fez com que o técnico optasse por utilizar os jogadores de forma alternada nas últimas partidas.

Como Rafael Paiva Está Gerenciando o Dilema?

Nos últimos três jogos, Paiva teve os jogadores disponíveis. Por outro lado, ele optou por escalar apenas um deles como titular, sendo que estiveram juntos apenas por um curto período. Esse movimento ocorreu nos duelos contra Grêmio, Atlético Goianiense e Red Bull Bragantino.

Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias

Qual é a Importância de Coutinho para a Equipe?

Para Rafael Paiva, o “Cria da Colina” tem justificado a presença durante os treinamentos. Por outro lado, em coletiva de imprensa, o treinador pontuou que o meia ainda não vive grande momento físico.

“Coutinho é muito talentoso, demostra ser acima da média em todos os treinos. Estamos condicionando ele, que demonstra estar evoluindo fisicamente. Ele está ficando cada vez mais pronto. É ter paciência. Ele está motivado e feliz”, disse Paiva.

Como Payet se beneficia da presença de Coutinho?

Outro ponto levantado pelo comandante é que a chegada de Coutinho tem sido positiva para Payet. Apesar dos dois terem jogado juntos por apenas dez minutos, Paiva acredita que a presença do brasileiro deu ainda mais motivação para o francês.

“Essa é a versão do Payet que a gente quer. Acho que a gente está no caminho. A vinda do Coutinho contribuiu muito para ele estar mais feliz também, ter um jogador desses com ele. Acho que estamos no caminho”, falou Rafael Paiva.

Coutinho e Payet podem jogar juntos?

Com os jogadores evoluindo fisicamente, Paiva demonstrou esperança de poder escalar o time com ambos. Entretanto, o dilema também passa pela formação da equipe sem a posse da bola.

Os meias talentosos não devem cumprir uma função defensiva intensa, o que pode vir a ser um problema. Tendo em vista a titularidade quase incontestável do centroavante Pablo Vegetti, o Vasco pode vir a ter que lidar com três atletas sem grande influência ofensiva.

Para que estejam juntos, é certo que algumas compensações precisam ser realizadas em campo. Contra o Red Bull Bragantino, Paiva foi a campo com três volantes de origem: Juan Sforza, Hugo Moura e Souza. Com isso, no entanto, o time perde em amplitude ofensiva e velocidade.

O Vasco no Brasileirão 

O Vasco é o 11º colocado do Campeonato Brasileiro, com 24 pontos somados. Na competição, o Cruzmaltino busca não sofrer na luta contra o rebaixamento. Aspirando voos maiores, a equipe de São Januário volta a campo nesta terça-feira, 6, contra o Atlético Goianiense, pela Copa do Brasil.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Sair da versão mobile