Com partidas adiadas em razão das enchentes em Porto Alegre, Grêmio e Internacional cancelaram os seus treinamentos nesta segunda-feira, 6, e continuaram a ajuda aos desabrigados. A chuva que atingiu o Rio Grande do Sul fez pelo menos 83 vítimas fatais e mais de uma centena de desaparecidos.

A dupla fez posts similares nas redes sociais alertando para os itens de maior necessidade como colchões, travesseiros, toalhas roupas de cama, fraldas e materiais de higiene. O Grêmio ainda alertou que a Arena, que serviu de abrigo para 500 pessoas afetadas pelas chuvas, teve de ser desocupada. A transferência das famílias será comandada pela Brigada Militar.

“Devido à falta de estrutura adequada, incluindo a ausência de luz e água, a Brigada Militar será responsável por transferir os desabrigados para locais com infraestrutura completa”, escreveu a conta da Arena do Grêmio no X (antigo Twitter).

“Um pedido importante: economize água! Não há previsão de retorno, pois as Estações estão inundadas e sem energia elétrica. Somente duas estão em operação: Menino Deus e Belém Novo, mas com a capacidade reduzida”, escreveu o Internacional.

O Inter enfrentaria o Real Tomayapo, pela Copa Sul-Americana, nesta terça, na Bolívia; na quarta, o Grêmio pegaria o Huachipato, no Chile, pela Libertadores. As partidas foram adiadas pela Conmebol e ainda não têm data definida.

As partidas do calendário nacional foram remarcadas para as duas equipes, mas a previsão de chuva para os próximos dias pode complicar ainda mais a situação na região. Além dos estádios alagados, os CTs das equipes também foram atingidos. Tricolores e colorados treinariam no campo da PUC-RS, mas as atividades foram canceladas.