Publicidade
Publicidade

CBF diz que árbitros afastados por erros graves irão para a Série C

Presidente da comissão de arbitragem da entidade, Wilson Seneme, anunciou medida punitiva, mas avalia torneio com poucos erros graves

O presidente da comissão de arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Wilson Luiz Seneme, afirmou nesta terça-feira, 11, que árbitros afastados por erros graves cometidos na Série A do Brasileirão retornarão nas séries B e C da competição.  A medida foi anunciada na nona edição do programa “Papo de Arbitragem”, que explicou os lances da 14ª rodada do torneio.

Publicidade

Um dia antes, a entidade já havia oficializado o afastamento de Bruno Arleu, após polêmica marcação de pênalti que decidiu a vitória por 4 a 3 do Santos sobre o Goiás, no último sábado, 8.

“Os árbitros só voltam ao campo de jogo quando estiverem preparados. Na maioria das vezes, vão voltar na Série C, na Série B, para depois demonstrar estar preparado para estar na Série A”, disse Seneme.

Publicidade

“As pessoas ficam falando: ‘Ah, fica uma rodada de fora. Cometeu um erro tão grande’. Não é verdade, vamos trabalhar em relação a isso. E não é assim: vai voltar daqui a pouco, só para dizer que a gente afastou. Ele tem que ser trabalhado porque aqui existe uma dificuldade de interpretação e não podemos ser irresponsáveis de voltar a colocar um árbitro se ele está com dificuldade. Isso não vamos fazer”, completou em outro trecho.

Além da partida na Vila Belmiro, foram debatidos outros lances que geraram reclamações como nos confrontos entre Palmeiras x Flamengo, Grêmio x Botafogo e Coritiba x América Mineiro.

O lance envolvendo o Santos aconteceu aos 44 minutos do segundo tempo. Após uma cobrança de falta na área do Goiás, Arleu marcou pênalti alegando um empurrão no zagueiro santista Joaquim. Ele manteve a decisão mesmo após ser acionado para a revisão no VAR.

Publicidade

“Foram ,até agora, na Série A, 140 jogos. Desses 140 jogos, esse [pênalti para o Santos] foi o sétimo erro grave que a gente detectou. Os outros todos, ou os árbitros acertaram ou fora corrigidos pelo VAR. Temos que olhar o copo meio cheio para poder avançar”, afirmou.

A 15ª rodada será disputada no sábado, domingo e na segunda-feira, com exceção as partidas entre Corinthians x Grêmio e América Mineiro x Vasco, por conta do calendário da Copa do Brasil.

Publicidade