O Botafogo recebeu um prêmio internacional por uma campanha de ‘patrocínio que ninguém viu’. O Glorioso recebeu a premiação do Lisbon Ads Awards por usar uma camisa com uma pequena mancha para lembrar da conscientização do melanoma, tipo mais agressivo de câncer de pele.
Ao longo de 12 partidas da temporada 2025, o Botafogo entrou em campo com uma pequena mancha na parte traseira da camisa, próxima ao número dos jogadores, que ia crescendo gradativamente.
Segundo um comunicado do Botafogo, o detalhe da mancha passou despercebido por torcedores, jornalistas e até pelos próprios atletas.
“Nosso objetivo principal nessa parceria foi chamar a atenção para uma doença que, muitas vezes, passa despercebida. A gente conseguiu fazer uma conexão simples e poderosa entre uma manchinha na camisa e um câncer tão agressivo. O esporte se mostrou uma plataforma de conscientização muito eficiente”, afirmou Pedro Souto, diretor de marketing do Botafogo, ao portal MKT Esportivo.
A ação, criada pelas agências End to End e Área 23, utilizou o futebol como ferramenta de conscientização sobre o melanoma, tipo mais agressivo de câncer de pele. “Essa ação mostra o poder do esporte como ferramenta de transformação. Falar sobre saúde dentro do ambiente do futebol amplia o alcance da mensagem e gera identificação real com o público”, destacou Bruno Brum, CMO da End to End.
Para as agências envolvidas, o prêmio reforça o impacto social da criatividade. “Nosso propósito é conectar o torcedor à paixão, mas também às causas que importam. Estar entre os grandes do mundo da publicidade com uma campanha que salva vidas mostra que estamos no caminho certo”, celebrou Reginaldo Diniz, CEO da agência.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o melanoma representa cerca de 4% dos casos de câncer de pele no Brasil, mas responde por aproximadamente 75% das mortes causadas por esse tipo de tumor.
Quando identificado precocemente, o índice de cura supera 90%, mas cai pela metade em estágios mais avançados.





