Clube russo depositou cerca de R$160 milhões para contar com o capitão rubro-negro, que também negociava com o Al-Nassr
O Flamengo está se despedindo de seu capitão Gerson. O Zenit, da Rússia, depositou à vista a multa rescisória de 25 milhões de euros (cerca de R$ 160 milhões) na conta do clube carioca, na manhã desta terça-feira, 1º, segundo informações do site ge.
O pagamento foi feito poucas horas após o volante desembarcar no Rio de Janeiro, após a eliminação do Mundial de Clubes nas oitavas de final, diante do Bayern de Munique. O Flamengo não oficializou a negociação até o momento.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
O acordo entre Gerson e o Zenit já estava costurado havia cerca de um mês, quando o clube russo sinalizou ao Flamengo que arcaria com a multa. No entanto, nos últimos dias, o Al-Nassr, da Arábia Saudita, entrou forte na disputa, o que acelerou a movimentação da equipe de São Petersburgo para fechar a transferência e evitar perder o jogador.
Com a renovação contratual no início do ano, o valor da multa foi reduzido e ficou estipulado que a saída só ocorreria mediante o pagamento integral — e à vista. O Flamengo manteve essa posição até o fim e não negociou valores ou condições.
Fontes próximas ao jogador revelam que Gerson chegou a balançar com a possibilidade de romper o acordo com os russos para aceitar a oferta do Al-Nassr. O fator decisivo seria Jorge Jesus, que está perto de assinar com o clube de Riade.
O técnico português ligou diversas vezes para o volante nos últimos dias e, inclusive, após a eliminação para o Bayern. Além disso, a proposta financeira dos sauditas era quase o dobro da oferecida pelo Zenit.
Nos bastidores, a transferência ainda gera ruídos. Isso porque a proposta do Zenit chegou ao pai do jogador, Marcão, por meio do intermediário Júnior Mendonça. Já o Al-Nassr negociou diretamente com o agente oficial de Gerson, Carlos Leite.
Números do Gerson pelo Flamengo:
293 jogos
19 gols
35 assistências
12 títulos