Xavi confirma saída do Barcelona após 24 anos
Um dos maiores ídolos da história do clube, meia de 35 anos jogará duas temporadas no Catar – mas já planeja volta ao Camp Nou

O meio-campista espanhol Xavi Hernández confirmou nesta quinta-feira coletiva que deixará o Barcelona ao final desta temporada, sua 17ª com a equipe profissional. A partir de agosto, o atleta de 35 anos jogará pelo Al-Sadd, do Catar, onde planeja encerrar a carreira daqui a dois anos. “Confirmo minha saída do Barcelona. É uma decisão definitiva e difícil. Eu a tomei em consenso com milha mulher e com minha filha. É momento de sair”, afirmou, emocionado e em catalão, na abertura de sua última entrevista no Camp Nou.
Leia também:
Chiellini, pronto para revanche contra Suárez. Sem mordida
Neymar é visto de sunga com loira – mas nada de assumir romance
Xavi contou que também será embaixador da Copa do Mundo de 2022, em sua nova aventura no Catar. Ele, no entanto, disse que já planeja voltar ao Barcelona: fará cursos para ser diretor e treinador, seguindo os passos de outros astros do clube, como Johan Cruyff, Pep Guardiola e o atual técnico, Luis Enrique.
O craque admitiu que se incomodou com o fato de ser reserva em boa parte da temporada. “Fiz bem ficando um ano a mais no time. Eu me sinto útil, mas tenho de mudar de ares e tenho um projeto emocionante no Catar.” Antes de mudar para o Oriente Médio, o meia quer encerrar seu ciclo no clube com os títulos da Copa do Rei e da Liga dos Campeões.
Xavi acumula 24 anos de Barcelona – chegou às categorias de base aos 11 anos e debutou no time profissional em 1998. Foram 23 títulos, incluindo três Ligas dos Campeões e dois Mundiais de Clubes. Ele contou ainda que o clube lhe ofereceu renovação até 2018. Os pedidos da torcida também mexeram com o ídolo, mas ele disse que sua decisão já estava tomada. “Segui a minha cabeça e o meu corpo. Mas meu coração sofre, porque sou torcedor do Barça.” Com o título já garantido, o Barcelona aproveitará a última partida do Campenato Espanhol, neste sábado, diante do La Coruña, para uma série de homenagens a Xavi.





(da redação)