Vaiado na volta ao Sul, Aranha critica torcida gremista
Com atuação segura no empate em zero a zero entre Santos e Grêmio, goleiro mostra tristeza com perseguição das arquibancadas: ‘Esperava outra recepção’
Grêmio e Santos empataram em zero a zero na noite desta quinta-feira, em partida disputada pela 22ª rodada do Brasileirão, em Porto Alegre. O grande destaque do jogo foi o goleiro Aranha – mas não por causa de sua atuação segura, que contribuiu para o placar em branco. De volta ao estádio onde foi vítima de ofensas racistas no final de agosto, o goleiro dessa vez não ouviu insultos de cunho racial, mas foi incessantemente vaiado pela torcida da casa durante todo o jogo.
Leia também:
Torcedora afirma que xingou Aranha ‘no embalo’ da torcida
Ofensas racistas da torcida causam eliminação do Grêmio
Na saída do gramado, Aranha se mostrou decepcionado com o comportamento dos gremistas. “Eu, sinceramente, esperava ser recebido de outra maneira, porque via os gremistas repudiando (o racismo) e não concordando. Mas, pelo que vi hoje, parece que eles concordam com tudo”, disparou. Para o goleiro, as vaias nesta quinta foram uma reação à sua iniciativa de relatar as ofensas racistas na última partida entre as equipes – o episódio culminaria na eliminação do Grêmio da Copa do Brasil. “Tinha muita gente se manifestando contra a minha atitude (na partida de agosto), sendo que o que fiz foi relatar ao árbitro, é a justiça, é lei, a punição às vezes serve para ensinar”, afirmou.
Perseguição – Incentivada por declarações de dirigentes gremistas e principalmente de Felipão, que sugeriu que o goleiro armou uma “armadilha” no jogo pela Copa do Brasil, os torcedores do Grêmio pegaram no pé de Aranha desde o aquecimento até o apito final. Em diversos momentos, o racismo deu lugar à homofobia. Muitos torcedores levavam a mão à boa ao ofender, evitando serem flagrados pelas câmeras.
Aranha tentava não se abalar e acabou sendo decisivo na partida com duas grandes defesas em chutes de Lucas Coelho, aos 18 e aos 20 minutos – na segunda tentativa, a bola ainda bateu na trave depois da intervenção do goleiro. Com o resultado, o Grêmio perdeu a chance de entrar no G4. Com 36 pontos, a equipe está em 5º. O Santos, com 30, é só o nono.
(Com agências Estadão Conteúdo e Gazeta Press)