Publicidade
Publicidade

‘The Economist’ crava: Messi é mais decisivo que Cristiano Ronaldo

Revista especializada em finanças analisou a importância dos gols marcados pelos craques e conclui que o argentino aparece mais nos momentos decisivos

Até mesmo a prestigiosa revista inglesa The Economist, especializada em finanças e política, resolveu opinar na discussão sobre quem é o melhor jogador de futebol da atualidade. E, contrariando as premiações da Bola de Ouro da Fifa, a publicação concluiu que o argentino Lionel Messi foi mais decisivo que o português Cristiano Ronaldo nas últimas duas temporadas. A revista analisou todas as partidas dos craques em 2013 e 2014 e, com base em um índice que mede a importância dos gols marcados por eles, elegeu Messi o “artilheiro mais valioso do mundo”.

Publicidade

Leia também:

Clássico entre Barcelona e Real foi o jogo mais valioso da história

Barcelona bate Real Madrid e amplia vantagem

ET, lenda, melhor da história…companheiros se derretem por Messi

Messi arrasa Cristiano Ronaldo em 2015 e quebra mais um recorde

Continua após a publicidade

De acordo com a The Economist, Messi costuma marcar mais gols em momentos decisivos das partidas, enquanto Ronaldo tende a marcar quanto o Real Madrid já está vencendo as partidas. Segundo o índice EPA (pontos adicionais esperados, em inglês), os 86 gols marcados pelo atacante do Barcelona tiveram 40,3 pontos de peso, chegando à média de 0,47 pontos por partida. O português do Real Madrid marcou mais gols (105), mas teve 41,5 pontos de EPA e média de 0,40 por jogo.

A revista inglesa cita alguns exemplos para justificar o resultado. Em 2014, Cristiano Ronaldo foi campeão e se tornou o maior artilheiro de uma mesma edição da Liga dos Campeões. No entanto, seus gols não decidiram os principais duelos – marcou dois na vitória por 4 a 0 sobre o Bayern de Munique, na Alemanha, quando o Real já vencia por 2 a 0. Na final diante do Atlético de Madri, marcou, de pênalti e na prorrogação, o quarto gol da goleada por 4 a 1, em Lisboa.

Publicidade

Já Messi “mostrou sua notável habilidade para marcar quando importava”, escreve a revista. O argentino fez o gol decisivo do Barcelona nos últimos 20 minutos das partidas em cinco ocasiões. Levando em conta as partidas de maior relevância (jogos de competições internacionais), a superioridade de Messi fica ainda mais evidente: tem média de 0,69 pontos no EPA, contra 0,48 de Cristiano.

Os quatro gols marcados por Messi na Copa do Mundo de 2014 (todos na primeira fase), pesam a favor do capitão argentino, já que Cristiano fez apenas um em terras brasileiras. Lionel Messi venceu o prêmio de melhor do mundo quatro vezes (2009, 2010, 2011 e 2012), uma a mais que Cristiano, vencedor em 2008, 2013 e 2014. Os dois se cruzaram pela última vez neste domingo, no Camp Nou. Cristiano marcou e Messi passou em branco, mas o Barcelona venceu por 2 a 1 e manteve a liderança da liga espanhola.

​(da redação)

Continua após a publicidade

Publicidade