Atleta mais jovem da Olimpíada perde para rival 27 anos mais velha
A mesa-tenista síria Hend Zaza, de apenas 12 anos, foi derrotada pela austríaca Liu Jia, com quem tirou uma selfie após a partida
A síria Hend Zaza, de apenas 12 anos, a atleta mais jovem atleta a competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio foi eliminada na primeira rodada do tênis de mesa na noite desta sexta-feira, 23. Ela foi derrotada pela austríaca Liu Jia, que tem mais que o triplo de sua idade (39 anos) por 4 a 0.
No fim, Zaza pediu uma selfie com a adversária para guardar de recordação. Ela tornou-se a atleta mais jovem a competir nos Jogos Olímpicos desde o espanhol Carlos Front, de 11 anos, em Barcelona-1992.
12-year old Syrian table tennis player Hend Zaza, the youngest Olympian at the Tokyo Games, hugs and takes a selfie with Austria’s Liu Jia, who is 39 and won their opening match: pic.twitter.com/zrzUezNnSS
— James Wagner (@ByJamesWagner) July 24, 2021
Zaza nasceu em Hama, na Síria, e começou a jogar tênis de mesa aos cinco anos. A Guerra Civil no país e as frequentes quedas de energia eram entraves em sua preparação, mas a jovem surpreendeu ao vencer o torneio de qualificação para as Olimpíadas da Ásia Ocidental, em 2020, na Jordânia, tornando-se a primeira atleta síria do tênis de mesa a participar de uma Olimpíada.
O Brasil tem uma representante da mesma geração de Zaza: Rayssa Leal, a ‘”fadinha do skate“, de 13 anos, uma das candidatas à medalha na categoria street.