Sábado do Mundial de Clubes reserva duelos entre equipes europeias que se enfrentaram na decisão da Champions em anos recentes
O dia promete ser de jogos movimentados neste sábado, 5, pelo Mundial de Clubes. Dois confrontos entre equipes europeias são esperados pelos torcedores, e os duelos das quartas de final reeditam finais de Champions League que foram vistas há pouco tempo.
O primeiro confronto do dia acontece a partir das 13h (de Brasília), e coloca frente a frente Paris Saint-Germain e Bayern de Munique. As duas equipes se enfrentaram na final da Champions League da temporada 2019/2020. Na ocasião, os alemães levaram a melhor e venceram por 1 a 0.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
A decisão da competição europeia daquela temporada foi disputada no contexto da pandemia de covid-19, portanto não contou com público no Estádio da Luz, em Lisboa. Os elencos passaram por algumas modificações de lá para cá. Na época, o PSG comandado por Thomas Tuchel contava com nomes como Neymar e Mbappé no comando do ataque. Já o Bayern, dirigido por Hansi Flick, tinha o artilheiro Robert Lewandowski, além do brasileiro Philippe Coutinho.
Ainda assim, o gol do título da equipe alemã foi marcada por um atleta que segue no clube até hoje. O francês Kingsley Coman balançou a rede aos 15 minutos do segundo tempo, e agora tenta repetir a dose no confronto pelo Mundial de Clubes, quase cinco anos depois. Entre outros remanescentes daquela partida estão o goleiro Neuer, os meio-campistas Kimmich, Goretzka e Muller, além do atacante Gnabry. Já pela equipe francesa, apenas o zagueiro Marquinhos continua no elenco.
Mais tarde, é a vez de Real Madrid e Borussia Dortmund entrarem em campo, a partir das 17h (de Brasília). As duas equipes fizeram uma final de Champions ainda mais recente, pela temporada 2023/2024. Na decisão disputada na Inglaterra, no mítico estádio Wembley, a equipe espanhola conquistou o seu 15º título da competição ao vencer por 2 a 0, com gols de Vinícius Júnior e Carvajal.
Entre os jogadores do Real Madrid que estiveram em campo ou no banco de reservas naquela final, 16 deles seguem no clube e estão inscritos no Mundial de Clubes. A grande mudança está na área técnica, que agora terá Xabi Alonso e, naquela ocasião, tinha Carlo Ancelotti no comando da equipe.
Já no Borussia Dortmund, são apenas sete remanescentes. De lá para cá, o time alemão passou por muitas modificações no elenco. Entre os destaques que seguem na equipe estão o goleiro Kobel, o meia Sabitzer e o atacante Karim Adeyemi.