São Paulo soma 190 milhões de euros com vendas da base em 10 anos
Com negociação de William Gomes, Tricolor soma mais 12 milhões de euros com revelações de Cotia; Beraldo segue como o mais caro da lista
O São Paulo está em fase final de negociação para vender o atacante William Gomes, de 18 anos, ao Porto, de Portugal. O jovem, destaque nas categorias de base, já se despediu dos companheiros no CT da Barra Funda na manhã desta segunda-feira, 27
Os dois clubes estão ajustando os últimos detalhes das minutas contratuais, e a transferência deve ser oficializada em breve. O Tricolor manterá 20% dos direitos econômicos de William Gomes, terá a liberação imediata do lateral-esquerdo Wendell e ainda receberá 12 milhões de euros (cerca de 74,3 milhões de reais), segundo o jornalista Gabriel Sá.
O valor entra para a conta de atletas formados em Cotia e negociados pelo São Paulo. Agora, com a venda de William, já foram 189,2 milhões de euros somados em vendas de “crias da casa” nos últimos 10 anos. Na cotação atual (em que 6,2 reais equivalem a 1 euro), esse valor ultrapassaria a marca de 1 bilhão de reais, mas o câmbio flutuou muito ao longo da década.
O levantamento leva em conta o valor da primeira negociação de venda do atleta do Tricolor para um outro clube, com base nos números do site Transfermarkt. Assim, 39 jogadores entraram na conta, o que representa um valor médio de 4,8 milhões de euros para cada movimento.
Lucas Beraldo é o mais caro do ranking, com os 20 milhões de euros de sua venda para o Paris Saint-Germain, concretizada entre 2023 e 2024. O top-3 ainda tem David Neres e Antony, que trocaram o MorumBis pelo Ajax, da Holanda, por 17,4 e 15,7 milhões de euros, respectivamente.
William Gomes será o quarto colocado da lista, com os 12 milhões de euros de sua ida para o Porto. O quinto colocado é o atacante Brenner, que rendeu 11,8 milhões de euros ao São Paulo quando foi contratado pelo FC Cincinatti, dos Estados Unidos.
As 10 maiores vendas de revelações do São Paulo desde 2015
- Lucas Beraldo – 20 milhões de euros – PSG
- David Neres – 17,4 milhões de euros – Ajax
- Antony – 15,7 milhões de euros – Ajax
- William Gomes – 12 milhões de euros – Porto
- Brenner – 11,8 milhões de euros – FC Cincinatti
- Gabriel Sara – 10,5 milhões de euros – Norwich City
- Luiz Araújo – 10,5 milhões de euros – Lille
- Gabriel Boschilia – 9 milhões de euros – Monaco
- Lyanco – 7,7 milhões de euros – Torino
- Morato – 7,6 milhões de euros – Benfica