Publicidade
Publicidade

Real x Barça: Cristiano acusa complô e Xavi rebate o rival

Depois de um superclássico espetacular no campo, o clima esquentou fora dele – com queixas sobre erros de arbitragem e troca de provocações em entrevistas

“O Real é o maior clube do mundo e isso provoca muita inveja. As pessoas queriam que a luta pelo título seguisse aberta, e agora está. Isso nos faz pensar”, disparou Cristiano

Depois de um clássico que promete ficar na cabeça dos torcedores por muito tempo, Real Madrid x Barcelona continuaram duelando fora de campo, através dos microfones da imprensa da Espanha. No domingo, o Barça foi a Madri e venceu por 4 a 3, impedindo que o Real disparasse na liderança do campeonato. Para a torcida do time da casa, a arbitragem foi decisiva, já que dois dos três gols anotados por Lionel Messi saíram em pênaltis contestados pelo Real. Os catalães não gostaram das reclamações, garantindo que não há motivos para o arquirrival reclamar – afinal, Cristiano Ronaldo também sofreu um pênalti duvidoso. Ainda assim, o português foi o autor das críticas mais contundentes ao árbitro Undiano Mallenco. O melhor do mundo em 2013, que, no jogo, foi ofuscado por Messi, virou o centro das atenções ao insinuar que houve um complô para ajudar o Barça.

Publicidade

“É uma luta difícil. Alguns não queriam a nossa vitória. As pessoas queriam que o Barcelona seguisse na luta pelo título e aí está”, disse Cristiano, lembrando que o resultado põe fogo no campeonato na reta final. “Estamos tristes porque merecíamos mais. Foram muitos erros para um jogo só. O Real é o maior clube do mundo e isso provoca muita inveja. É normal. Entendo que o tratamento não seja igual. Podem dizer que sim, mas não é. As pessoas queriam que a luta pelo título seguisse aberta, e agora está. Isso nos faz pensar.” O português também disse que Mallenco não é um árbitro à altura do superclássico. “Em um jogo entre Real e Barcelona é preciso ter um árbitro de nível muito alto. Ele estava pálido. Ficou branco de tão nervoso. Se está assim, não consegue tomar as decisões corretamente.” O português admitiu que seu pênalti pode ter sido marcado equivocadamente.

Leia também:

Em clássico memorável, Barça bate o Real em Madri, 4 a 3

Quem não gostou das declarações do português foi o meia Xavi, capitão do Barça e um dos símbolos da equipe catalã. “O Cristiano está equivocado e as críticas que ele fez são precipitadas”, avisou o espanhol. “Nós fomos superiores. O Barcelona jogou melhor que o Real Madrid.” Para Xavi, o árbitro acertou em todos os lances polêmicos do jogo. “Na minha opinião, todos os lances de pênalti foram marcados corretamente, incluindo o que o Daniel Alves cometeu no próprio Cristiano.” O atleta acredita que, a partir de agora, o campeonato tem “três favoritos ao título” – faltando nove rodadas, Atlético de Madri e Real Madrid somam 70 pontos, um a mais que o Barcelona. O técnico Carlo Ancelotti disse que o Real não deve ficar lamentando as decisões da arbitragem no clássico e focar no próximo jogo, contra o Sevilla. Ele também acredita que a briga entre os líderes está em aberto.

Publicidade

“Pode até ser que algumas decisões do árbitro tenham penalizado nossa equipe, mas isso não muda nada. Pelo que jogamos, devemos ficar satisfeitos. A equipe deve deixar esse clássico para trás. O jogo foi bom. Cometemos pequenos erros e, por isso, não ganhamos”, explicou o treinador italiano. Enquanto isso, o argentino Gerardo Martino festejava o fato de sua equipe ter encostado nos líderes na reta final. “O campeonato começou de novo. Nos davam como mortos”, afirmou. Martino fez questão de elogiar os adversários, reconhecendo que o Real também esteve perto de vencer o jogo. “O Real Madrid é uma das melhores equipes da Europa. Transformou-se num time muito sólido, que dá sensação de que pode ganhar os jogos com muita força individual. Por isso, valorizo muito nossa vitória aqui. Apesar de Neymar ter feito uma partida discreta, Martino elogiou o brasileiro, dizendo que ele “sabe jogar partidas difíceis”.

(Com agências Gazeta Press e EFE)

Continua após a publicidade

Publicidade