Quem é Ryan Francisco, artilheiro do São Paulo na Copinha
Goleador, atacante do Tricolor Paulista foi decisivo na semifinal, ao marcar duas vezes cobrando pênalti com cavadinha
O São Paulo é o primeiro finalista da Copinha de 2025. Agora aguardando o adversário da decisão, que sai de Corinthians ou Grêmio, o Tricolor Paulista se classificou passando pelo Criciúma, com brilho de Ryan Francisco, de 18 anos.
Artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior com 10 gols, o garoto teve uma noite de altos e baixos, levando o segundo cartão amarelo na competição, o que o suspendeu da final. Porém, aos 45 minutos do segundo tempo, o brilho começou, quando o centroavante cobrou com cavadinha o pênalti que empatou a partida.
🥶 Fez frio em Araraquara!
Pelas lentes da #SPFCplay, confira os gols de Ryan Francisco, que garantiram a vitória do Tricolor por 2 a 1 sobre o Criciúma, na Fonte Luminosa, e a vaga na final da Copinha!
⚽⚽ Ryan Francisco#MadeInCotia#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/ZQExVx7wBv
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) January 22, 2025
A pressão do Tricolor surtiu efeito, e uma nova penalidade, aos 53 minutos, colocou Ryan novamente com a bola. Pouco depois de cavar pela primeira vez, ele dobrou a aposta, repetiu a maneira de cobrar e virou a partida.
A trajetória de Ryan Francisco
Natural da capital paulista, teve seus primeiros momentos da carreira no Palmeiras. De 2006, da mesma geração de Estêvão e Endrick (com quem também dividiu os gramados no Centro da Coroa), Ryan defendeu o Verdão até 2019, na categoria sub-13.
Sem muitas oportunidades, trocou o Alviverde pelo Ska Brasil, de Santana de Parnaíba, onde ficou até 2021. No ano seguinte, chamou a atenção da categoria de base do São Paulo, onde passou a brilhar.
Em Cotia, se consolidou como o principal jogador de sua geração. Atualmente, são 98 jogos oficiais pela base do Tricolor, com 90 gols marcados – com direito a artilharia da Copa do Brasil sub-20 de 2024, do Paulista sub-17 de 2023 e Brasileirão sub-17 de 2023.
Com contrato até 2028 no Tricolor, Ryan tem multa rescisória de 60 milhões de euros, equivalente a mais de 375 milhões de reais. O garoto estreou pelos profissionais do Tricolor em 2024, na última rodada do Brasileirão, diante do Botafogo.
Na última segunda-feira, 20, fez sua segunda partida pelo time principal, diante do Botafogo de Ribeirão Preto. A partida, curiosamente, foi um dia antes de sua atuação decisiva na semifinal da Copinha.