O Corinthians busca novo técnico após optar pela demissão de Mano Menezes e, segundo informações do portal ge nesta segunda-feira, 5, tem Márcio Zanardi, do São Bernardo, como alvo favorito. Com passagens pela própria base do Timão, o treinador paulistano de 45 anos se destacou na equipe do ABC Paulista nas últimas temporadas e é tratado com um dos nomes promissores de sua geração. Em 2023, Zanardi concedeu entrevista exclusiva à PLACAR na qual relembrou sua trajetória e revelou seus planos.
A saída de Mano Menezes foi oficializada nesta tarde em breve nota oficial. O auxiliar Thiago Kosloski comandará o treinamento desta segunda. Caso seja mesmo o escolhido, Zanardi não poderá dirigir o Corinthians no Paulistão, já que o regulamento da competição proíbe que um treinador dirija duas equipes numa mesma edição. Neste caso, a tendência seria que o ex-jogador Danilo, campeão da Copa São Paulo com a equipe sub-23, retorne à condição de técnico interino.
Zanardi não foi jogador de futebol e iniciou sua carreira como técnico no time sub-15 do Pão de Açucar (PAEC), em 2004. Em seguida, dirigiu equipes de base do Vilnius, da Lituânia, do Al-Nasr, dos Emirados Árabes, antes de passar por Corinthians, Guarani, e Santos.
Apesar de ter colecionado ótimos resultados, foi demitido do sub-17 do Timão em 2016, em meio a denúncias de participação de seu pai, o empresário Wilson Zaponi, em um esquema de suborno – em entrevista à ESON, ele negou e disse ter sido vítima de retaliação por ter reprovado um atleta em uma avaliação. O atual presidente do Corinthians, Augusto Melo, era assessor da base na época.
Em sua primeira experiência como treinador principal, Zanardi levou o São Bernardo ao título da Copa Paulista de 2021, ao acesso à Série C do Brasileirão em 2022. Em 2023, levou o time à segunda melhor campanha da primeira fase do Paulistão, atrás apenas do Palmeiras, seu algoz nas quartas de final e que se sagraria bicampeão.
Em entrevista à PLACAR TV, Zanardi abriu o jogo sobre sua filosofia de trabalho, assédio de outros clubes, as comparações entre técnicos brasileiros e estrangeiros e sobre a influência de Jorge Sampaoli, recém anunciado pelo Flamengo, em sua carreira. Também deixou claro que sonha alto: ‘Falo inglês e me preparo diariamente, quem sabe eu não possa ser um treinador de Champions League? Gosto muito da Premier League. Não sei se vou chegar, mas me preparo para isso diariamente. Sei onde estou e faço tudo com calma e tranquilidade, mas por que não?”, questionou. Assista à integra e confira alguns trechos, abaixo:






