Publicidade
Publicidade

Quem é Kervin Andrade, herói do Fortaleza em La Bombonera

Uma das maiores promessas do futebol venezuelano, jovem ponta brilhou na Copinha, se firmou na equipe profissional e deve estar na Copa América

O Fortaleza desfrutou na última quarta-feira, 15, de um momento memorável em sua primeira experiência em La Bombonera. Aos 45 minutos do segundo tempo, o clube cearense arrancou um empate em 1 a 1 com o Boca Juniors, pela primeira fase da Sul-Americana. O gol que calou o mítico estádio em Buenos Aires foi marcado por uma revelação internacional: o ponta venezuelano Kervin Andrade.

Publicidade

Kervin chama a atenção pela personalidade incomum para um garoto de 19 anos. O baixinho de 1,63 chegou ao Leão no meio de 2023, vindo do Deportivo La Guaira, da Venezuela.

Após a partida, Kervin contou ter recebido uma orientação inusitada do técnico Juan Pablo Vojvoda. “É um sonho realizado. Não é qualquer coisa fazer um gol aqui e contra este rival tão complicado. Na hora que o professor me chamou ele disse: ‘Kervin, faça um gol’. Então eu entrei com personalidade e, graças a Deus, consegui o gol para ajudar a equipe com esse empate”.

Publicidade

O atacante começou no Mineros de Guayana, clube da cidade de Puerto Ordaz, antes de chegar a La Guaira, onde se profissionalizou e disputou a primeira divisão venezuelana aos 16 anos de idade.

No ano passado, fez boas atuações pela base do Tricolor, jogou a Copinha pelo Fortaleza e se destacou com 3 gols e uma assistência em cinco partidas, segundo o Sofascore.

Com os bons jogos, foi promovido à equipe principal e o Leão adquiriu 50% de seus direitos federativos até o final de 2028 pelo clube. Foi o primeiro jogador a ser convocado para uma seleção principal atuando em equipes cearenses.

Publicidade

De olho na Copa América

O atleta está na pré-lista da convocação de La Vinotinto para a disputa da Copa América. Segundo o jornalista venezuelano Oscar Jovany Castro, diretor Deporte Total da emisora Imaginación 96.1 F.M. do Grupo Radial Andino, Kervin é um atacante promissor e que não sentiu o alto nível de exigência do futebol brasileiro.

Para o jornalista, existe a chance de Kervin ser uma das principais opções de ataque da seleção este ano que este ano conta com bons jogadores e, para ele, tem uma boa chance de avançar de fase na competição.

“Se se classificar para a Copa do Mundo é o objetivo principal, avançar na Copa América é um passo importante”, segundo o profissional. Atualmente, a Vinotinto ocupa o quarto lugar na classificação das eliminatórias para o mundial de 2026, com nove pontos em seis partidas.

A Venezuela enfrenta Equador, México e Jamaica na fase de grupos da Copa e estreia no dia 22 de junho, contra os equatorianos, em Santa Clara, às 19h (horário de Brasília).

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade