Publicidade
Publicidade

Quem é Fernando Seabra, novo técnico do Cruzeiro

Destaque na base do clube e auxiliar na briga contra o rebaixamento em 2023, treinador estava no time B do Red Bull Bragantino

O Cruzeiro acertou a contratação de Fernando Seabra, nesta terça-feira, 9, como substituto de Nicolás Larcamón, demitido após o vice-campeonato Mineiro, de acordo com informações desta terça-feira, 9, da Rádio Itatiaia. O técnico de 46 anos retorna à Raposa após breve passagem pelo time B do Red Bull Bragantino, pelo qual foi eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista Série A3.

Publicidade

Seabra levou o Cruzeiro ao vice da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, além de ter conquistado o título da Copa do Brasil sub-20 em 2023. No ano passado, também foi o auxiliar técnico do time principal, durante a passagem de Paulo Autuori, durante a briga contra o rebaixamento no Brasileirão.

Depois do destaque em Minas Gerais, o treinador foi seduzido pelo projeto do Bragantino. Pelo time B, acumulou 15 jogos, oito vitórias, dois empates e cinco derrotas no cargo. No último sábado, 6, dirigiu o time na eliminação nas quartas de final, contra o Grêmio Prudente.

Publicidade

Agora, o departamento de futebol do Cruzeiro vai em busca de um ex-jogador para trabalhar como auxiliar de Seabra. O ex-meia Alex, o ex-zagueiro Cris, e o ex-lateral-esquerdo Filipe Luís foram procurados, mas recusaram a proposta.

Seabra retorna ao Cruzeiro depois de uma passagem que durou entre a metade de 2022 e o início de 2024. Antes, ele esteve nas categorias de base e no profissional do Desportivo Brasil. O novo comandante do time mineiro também tem em seu currículo o sub-17 do Athletico Paranaense, o sub-20 do Corinthians e, em 2011, um trabalho na formação de atletas do Red Bull Brasil.

Como foi o retrospecto de Fernando Seabra?

Durante sua passagem pelo sub-20 do Cruzeiro, seu time fez 83 jogos, segundo o site de estatísticas Ogol. Ao todo, venceu 51, empatou 17 e perdeu apenas 15, o que representa aproveitamento de 68,2%. Foram 204 gols a favor (média de 2,4 por jogo) e 84 sofridos (1,01 por jogo).

Publicidade

Fernando trabalhou na base com nomes como Kaiki, Japa, Robert e João Pedro, todos no atual elenco principal. Na reta final do Brasileirão passado, ele também utilizou atletas que haviam tido experiências nos juniores.

O Cruzeiro se destacou na Copinha pela solidez defensiva. Em nove jogos, sofreu apenas três gols, enquanto marcou 19. Chegou invicto à decisão, quando foi derrotado pelo Corinthians, por 1 a 0.

Agora na posição de técnico principal Fernando Seabra retorna ao Cruzeiro com apenas duas competições em vista. Eliminado da Copa do Brasil, o clube tem a Copa Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro pela frente.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade