Publicidade
Publicidade

PSG contrata Gonçalo Ramos, atacante que colocou Cristiano Ronaldo no banco

Clube francês acertou empréstimo do atacante de 22 anos junto ao Benfica até o fim da temporada; opção de compra pode chegar a R$ 428 milhões

O Paris Saint-Germain anunciou nesta segunda-feira, 7, a contratação do atacante português Gonçalo Ramos. O acordo com o jogador envolve um empréstimo junto ao Benfica válido até junho de 2023, com opção de compra em definitivo. O valor pode variar entre 65 milhões de euros (350 milhões milhões de reais) e 80 milhões de euros (cerca de 428 milhões de reais), condicionado ao cumprimento de objetivos.

Publicidade

Nas redes sociais, ele foi anunciado por outro português: o ídolo do clube Pedro Pauleta, autor de 109 gols com a camisa parisiense em cinco temporadas.

Na apresentação oficial, Nasser Al-Khelaifi, presidente do PSG, exaltou as qualidades do atacante, que na última temporada foi o artilheiro do Benfica, com 27 gols em 47 jogos, uma média de 0,57 por partida. Do total de bolas na rede, 19 ocorreram pelo Campeonato Português.

Publicidade

“Estamos muito felizes por dar as boas-vindas a Gonçalo Ramos como novo atacante na nossa família PSG. O Gonçalo é um jogador internacional fantástico, que é jovem, tem fome e luta pela equipe. É este tipo de jogadores que são o futuro da nossa grande instituição”, afirmou Khelaifi.

Ramos em amistoso de pré-temporada contra o Burnley - José Sena Goulão/EFE
Ramos em amistoso de pré-temporada contra o Burnley – José Sena Goulão/EFE

Aos 22 anos, Gonçalo chamou atenção do mundo na goleada por 6 a 1 de Portugal sobre a Suíça, nas oitavas de final da Copa do Mundo quando marcou três gols e deu uma assistência.

Antes ainda da bola rolar, ele já atraiu os olhares por ser a opção do técnico no lugar de Cristiano Ronaldo, que começou uma partida no banco de reservas da seleção pela primeira vez em mundiais.

Publicidade

Visto como promessa desde as categorias de base, Gonçalo fez no jogou que o projetou na Copa apenas seu quarto jogo com a seleção de Portugal – o primeiro deles como titular. Agora, são quatro gols em sete partidas pela seleção. Ele ainda não é titular.

Gonçalo é natural de Olhão, cidade litorânea ao sul de Portugal, e é filho do ex-jogador Manuel Ramos, que atuou em times tradicionais do país, como Salgueiros e Farense. Formado nas categorias de base do próprio Benfica, o garoto estreou pelo profissional há três temporadas, e desde o ano passado recebe oportunidades com o time principal.

Sua marca registrada nas comemorações de gol são os gestos “assoprando os dedos”, simulando o momento após o disparo de uma arma. “É tudo um sonho, ainda nem sei o que dizer”, afirmou o atacante depois da partida na Copa.

Ramos ganhou projeção internacional com a atuação na Copa - Esteban Biba/EFE
Ramos ganhou projeção internacional com a atuação na Copa – Esteban Biba/EFE

“É aproveitar o momento…É tudo muito rápido e temos que nos focar no próximo jogo”. É claro que não faltou uma pergunta sobre ter deixado Cristiano Ronaldo na reserva, mas Gonçalo se esquivou. “Ele falou comigo como fala com todos. Ele é o capitão, tenta ajudar sempre, e tudo correu muito bem”.

Depois da grande exibição nas oitavas de final, Gonçalo Ramos e a seleção portuguesa sucumbiram na fase seguinte com a derrota por 1 a 0 para Marrocos. Ele, novamente, foi mantido entre os titulares.

Agora, terá a difícil missão de barrar outros concorrentes de peso. O PSG já conta no setor com nomes como Neymar, Mbappé, Asensio, Dembélé e o recém-contratado Lee Kang-in.

Publicidade