Publicidade
Publicidade

PLACAR lança o guia da nova Champions League 2024/25

Já disponível em nossa loja no Mercado Livre, edição de setembro destrincha novo formato da Liga dos Campeões e as 36 equipes participantes, com fichas técnicas, tabela e mais; confira atrações

A PLACAR de setembro chegou e com uma aguardada edição: o guia da nova Champions League. Os amantes do melhor futebol do mundo poderão acompanhar tudo sobre o reformulado torneio nas páginas da revista, que apresenta cada uma das 36 equipes (não mais 32) que sonham erguer a Orelhuda.

Publicidade

O guia da 70ª edição da Champions já está disponível em nossa loja oficial no Mercado Livre e chega às bancas de todo o país a partir do próximo sábado, 14.

A publicação conta com fichas de 288 jogadores, com informações como posição, altura, idade, data e local de nascimento, clubes pelos quais atuou, além do histórico completo na Champions (confira o exemplo com a explicação das abreviaturas).

Publicidade
Ficha de Vinicius Junior no Guia da Champions
Ficha de Vinicius Junior no Guia da Champions

O guia apresenta o momento de cada uma das equipes para a disputa desta temporada, além de fichas com a descrição de cada clube, com seus respectivos dados como nome do estádio, data de fundação, estádio, forma como se classificou e os principais títulos ou melhor colocação. A edição de colecionador ainda conta com perfis dos treinadores, os jogadores destaques e as novidades de cada equipe, além dos esquemas de jogo e os times-base de cada um dos classificados à fase de grupos, e os uniformes (titular e reserva) que serão utilizados pelos times ao longo da temporada, desenhados pelo ilustrador Marcelo Padron.

Página do Bayern de Munique no guia da Champions
Página do Bayern de Munique no guia da Champions

No começo da edição, há um tabelão com todos os jogos da competição para ser preenchido, além de um página de almanaque, com recordes e marcas curiosas da competição. No fim, PLACAR apresenta também a Liga Europa e a Conference League, com os grupos de cada uma das competições. A coluna do mês, intitulada “Grandes Orelhas e Harmonização Facial”, é assinada pelo jornalista francês Éric Frosio, correspondente do L’Equipe e da revista France Football no Brasil desde 2008.

O novo formato da Champions

A 70ª edição da Champions League inaugura um novo regulamento, a princípio um tanto impopular, mas que segue uma lógica necessária e tem potencial para cair nas graças dos apaixonados por futebol. A
coisa é mais simples do que parece: o consagrado modelo com 32 times divididos em oito grupos de quatro participantes foi extinto. Agora 36 times disputam uma fase de liga, por pontos corridos, antes do mata-mata.

Publicidade

Em vez de realizar seis jogos (três em casa e três fora) contra apenas três times, agora cada um faz ao menos oito jogos, contra adversários diferentes. Ao término dessa fase, quem ficar entre o primeiro e o oitavo lugar garante vaga direta nas oitavas de final. Já os times entre a nona e a 24ª posição disputarão um playoff (fase 16 avos de final) com jogos de ida e volta, para seguir adiante. Os times do 25º lugar para baixo dão adeus ao sonho continental. O mata-mata segue o padrão antigo e a final está marcada para 31 de maio de 2025, na Allianz Arena, casa do Bayern em Munique

Revista PLACAR: história, onde comprar e mais perguntas frequentes

Para entender melhor o novo formato e suas consequências, nada melhor do que acompanhar o torneio com o guia da PLACAR a tiracolo. Boa leitura!

Confira a carta ao leitor da edição 1515:

VOCÊ TEM CAINOFOBIA?

É bem provável que sim. Afinal, cainofobia – do grego kainos (novo) – refere-se ao medo das novidades. A resistência a mudanças é algo extremamente comum nos seres humanos, sobretudo quando se mexe em algo que nos traz conforto e algria. É, portanto, um fenômeno observado frequentemente no universo saudosista do futebol.

Veja, por exemplo, o caso do VAR, o tão controverso árbitro de vídeo que teima em se intrometer nos momentos-chave do jogo: ainda que a ferramenta tenha, sem sombra de dúvida, evitado incontáveis erros grotescos dos juízes (ou seja, cumpriu sua finalidade), ainda há quem torça o nariz para a tecnologia e seus efeitos colaterais. Também houve mudanças indiscutivelmente benéficas, como a regra que desde 1992 proíbe que goleiros recolham com as mãos os recuos feitos com os pés por defensores, uma alteração que trouxe maior fluidez ao jogo. E por que não lembrar a implementação dos cartões amarelo e vermelho na Copa de 1970, que aju dou a proteger da truculência rival o talento de Pelé, Tostão, Rivellino e companhia no tri no México?

Cerimônia definiu os cruzamentos dos 36 clubes que participarão da competição - Valery Hache/AFP
Cerimônia definiu os cruzamentos dos 36 clubes que participarão da competição – Valery Hache/AFP

Diz a lenda que em time que está ganhando não se mexe. A confederação europeia Uefa discorda, ou ao menos acredita que possa ganhar ainda mais. A Liga dos Campeões, que em 2024 chega à sua 70ª edição, decidiu alterar o conhecido formato que fez dela a maior e mais badalada competição de clubes do mundo. PLACAR jamais mentiria a seus leitores: a redação também ficou confusa em relação a essa novidade e levou algum tempo para decifrar o novo formato e suas consequências. Mas chegou lá e pode garantir que o tradicional Guia da Champions League que você tem em mãos sanará todas as suas dúvidas.

Além de elucidar as mudanças no regulamento da Champions (e também da Liga Europa e da Conference League), a revista destrinchou as 36 (não mais 32) equipes participantes, com 288 fichas técnicas de atletas, perfis dos treinadores, informações de almanaque, onde assistir às partidas e muito mais.

Se as alterações serão bem recebidas e duradouras, ainda não há como saber. Mas é certo que os esquadrões mais poderosos da Europa manterão o altíssimo nível de disputa e as emoções em dia. No ritmo das novidades, o atual campeão Real Madrid – que já era dominante com estrelas como Bellingham, Rodrygo e o herói da 15ª taça, Vinicius Jr. – chega ainda mais forte no papel, reforçado por um craque do presente, Kylian Mbappé, e outro do futuro, o brasileiro Endrick. Na provável despedida do mestre Pep Guardiola, o Manchester City, reforçado pelo brasileiro Savinho, não deixará barato, assim como os outros candidatos a surpresa que você conhecerá a fundo nas próximas páginas. Seja bem-vinda, nova Champions!

Capa do guia da Champions League 20024/25
Capa do guia da Champions League 20024/25
Publicidade