Publicidade
Publicidade

Personalidades do esporte homenageiam Luciano do Valle

Locutor morreu depois de passar mal durante um voo entre São Paulo e Uberlândia

(Atualizada às 22h15)

Os pilotos de Fórmula Indy Hélio Castroneves e Tony Kanaan prestaram homenagem ao locutor Luciano do Valle, morto neste sábado, aos 66 anos, em Uberlândia. Principal voz da TV Bandeirantes, Luciano do Valle incentivou a transmissão da categoria automobilística no Brasil, ajudando a crescer no país.

Publicidade

“Meu amigo Luciano do Valle, meu coração está triste, mas não esquecerá jamais todo o carinho que você me deu. Ah, meu amigo…”, escreveu o piloto brasileiro Hélio Castroneves em sua conta no Twitter. “Luciano do Valle sempre tinha palavras de carinho nos momentos mais difíceis e ficava vermelho quando a gente dizia que ele É BRILHANTE!”, acrescentou. “Nunca vou esquecer quando estive no Canal Livre e Luciano do Valle foi o convidado especial para me entrevistar. Uma honra!’

Já Tony Kanaan, outro representante do Brasil na Fórmula Indy, ressaltou a importância do jornalista e postou um vídeo no qual Luciano do Valle narra sua vitória nas 500 milhas de Indianápolis. “Uma grande perda no jornalismo do esporte. #RIP Luciano do Valle”, escreveu o piloto.

Publicidade

O ex-jogador e comentarista Edmundo também comentou a morte em sua conta no Facebook. “Hoje o Brasil perdeu um ícone do esporte… Nunca ninguém narrou um gol meu com tanta maestria. Luciano do Valle, descanse em paz!”, afirmou no post.

Continua após a publicidade

Em entrevista a José Luiz Datena, na Band, o locutor Galvão Bueno disse que a competição entre eles na televisão os tornou amigos. “Disputei com o Luciano cada ponto da audiência por quase 40 anos, mas foi uma luta sempre muito leal. Essa luta nos tornou bons amigos. Trabalhamos juntos durante mais de um ano na Globo e continuou essa disputa muito leal. Para enfrentar ele esses anos todos, me esforcei muito. Me transformei a cada dia para conhecer todos os esportes que o Luciano sempre transmitiu com tanta competência”, exaltou Galvão.

Minuto de silêncio – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinou um minuto de silêncio antes das partidas da primeira rodada do Brasileirão e lembrou que Luciano faleceu quando voava para transmitir um jogo da competição. “Ele era, sobretudo, um amigo da CBF. Luciano foi um ícone da televisão, um verdadeiro patrimônio da nossa imprensa”, declarou José Maria Marin, presidente da entidade.

Publicidade

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB), que viu Luciano do Valle narrar o título mundial da seleção feminina em 1994, se pronunciou por meio de Carlos Nunes, seu presidente. “Foi uma grande perda para o jornalismo brasileiro. O Luciano foi responsável pelo crescimento e a divulgação de várias modalidades esportivas e em especial o basquete.”

Clube de coração do narrador, a Ponte Preta também divulgou uma nota de pesar em seu site oficial: “A Associação Atlética Ponte Preta teve o prazer de recebê-lo inúmeras vezes no Majestoso e ele nunca escondeu o amor que tinha pela Ponte Preta. Nossos mais sinceros sentimentos à família e aos amigos de Luciano do Valle, em especial ao neto, o jornalista Paulo do Valle, repórter competente que segue os passos do avô e é hoje setorista da Bandeirantes Campinas na Ponte Preta”.

O Comitê Olímpico Brasileiro publicou uma nota assinada pelo presidente Carlos Arthur Nuzman, que reiterou as homenagens. “Luciano do Valle foi uma personalidade fundamental na massificação do vôlei e do esporte olímpico no Brasil. O narrador foi um entusiasta de primeira hora, mesmo em uma época em que poucos apostavam no talento do atleta olímpico brasileiro”.

(Com GazetaPress e Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Publicidade