Publicidade
Publicidade

O futebol de 5: Brasil é favorito ao ouro

Esporte é um dos coletivos nas Paralimpíadas

O futebol de 5, ao que tudo indica, surgiu na Espanha por volta dos anos 1920. Em nosso país, há indícios de que ele pode ter chegado nos anos 1950, com o uso de latas e garrafas como objetos principais em vez da bola. O esporte foi ficando mais conhecido no Brasil a partir da realização dosprimeiros campeonatos. 

Publicidade

A estreia aconteceu nas Olimpíadas das Apaes – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – em 1978, depois veio a primeira Copa Brasil, realizada em São Paulo em 1984. Porém, o IPC – Comitê Paralímpico Internacional – só reconhece como primeiro campeonato entre clubes um torneio que aconteceu na Espanha em 1986. 

No que se refere às seleções, o Brasil é o time a ser batido. Venceu o primeiro Mundial, realizado em 1998, em terras canarinhas, e faturou a medalha de ouro nas três edições das Paralimpíadas desde que a modalidade foi inserida nos jogos em Atenas 2004. O Brasil é um celeiro de craques e, dentre eles, hoje temos Jefinho e Ricardo Alves, dois dos melhores jogadores do mundo. 

Publicidade

Neste ano, o futebol de 5, que é administrado pela CBDV – Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais –, será agraciado com seis competições nacionais, além de duas internacionais. Os campeonatos regionais (por ordem de realização: Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Norte) prometem agitar as disputas entre as equipes, que são denominados pelas siglas das associações às quais pertencem.

Pelo Regional Sul, na cidade de São Bernardo do Campo – SP, o APADV-SP foi campeão por 2 a 0, nos pênaltis, sobre a Agafuc-RS na quarta final consecutiva entre os dois times. Pouco após as Paralimpíadas, entre outubro e novembro acontecem os principais torneios da modalidade, que são asCopas CAIXA Loterias de Futebol de 5 – séries A e B.

A seleção brasileira é o grande “bicho-papão” do Futebol de 5 – MARCIO RODRIGUES/MPIX/CPB
Continua após a publicidade

Publicidade