Corinthians e Santos se enfrentam na quarta-feira, 12, em um badalado clássico pela primeira fase do Campeonato Paulista, com Neymar como grande protagonista na Neo Química Arena, em São Paulo.

A partida marca o reencontro entre o craque santista e seu adversário mais frequente durante a passagem entre 2009 e 2013 – e também seu principal carrasco.

A partida e Itaquera será a 20ª de Neymar contra o Corinthians. Ele acumula seis vitórias, cinco empates e oito derrotas diante do maior rival, com quatro gols marcados e quatro assistências.

Em duelos decisivos, Neymar também tem retrospecto negativo contra o Timão, então dirigido por Tite. Foram três finais de Paulistão (derrotas em 2009 e 2013 e vitória em 2011), além da semifinal da Libertadores de 2012, vencida pelo rival.

Neymar durante Santos 1 x 3 Corinthians, pelo primeiro jogo da final do Campeonato Paulista de 2009 -Renato Pizzutto/PLACAR

Os primeiros encontros reservaram um duelo histórico entre a promessa santista e o veterano corintiano Ronaldo. O Fenômeno levou a melhor naquele Paulistão de 2009, com dois gols no primeiro jogo da final, na Vila Belmiro.