Internacional: Exemplo no tratamento aos torcedores
Clubes recebeu ISO 9001 pela forma como lida com seus torcedores
Em 15 de maio de 2003 foi promulgada a Lei 10.671, denominada Estatuto do Torcedor, com o objetivo de regulamentar direitos e deveres de um consumidor específico, ou seja, aquele que acompanha eventos esportivos.
O capítulo Da Transparência na Organização, dispõe acerca da publicidade do regulamento e agenda da competição(evento esportivo), e cria a figura do ouvidor da competição (art. 6º), pessoa designada pela entidade responsável pela organização da competição, cuja função é de servir de contato entre torcedores e a entidade organizadora do evento, anotando sugestões dos torcedores e apresentando-as à entidade organizadora. Por entidade organizadora entende-se aquela responsável pela competição, como por exemplo, a CBF pelo Campeonato Brasileiro e a Federação Paulista de Futebol pelo Campeonato Paulista.
Apesar de não ser obrigatória a existência de ouvidoria para os clubes de futebol, merece destaque a iniciativa do Sport Club Internacional de Porto Alegre, que criou a ouvidoria com ouvidores nominalmente conhecidos (ouvidor-geral: Fernando Baptista Bolzoni, ouvidor adjunto: Jasson Ayres Torres), cujo contato se dá, pessoalmente, na Av. Padre Cacique, entre os portões 5 e 6 do estádio Beira Rio, ao lado da Central de Atendimento ao Sócio (CAS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, por telefone: (51-3230-4600, opção 5) ou através do email [email protected] .
Já nos dias de jogo a ouvidoria funciona como SAT, Serviço de Atendimento ao Torcedor. São disponibilizados orientadores para ajudar os torcedores com as suas dúvidas, bem como registrar as suas manifestações referentes ao evento. Ainda em dias de jogos, a Ouvidoria/ SAT deixa à disposição dos torcedores o serviço de Guarda Objetos,um local seguro onde podem ser deixados os pertences/objetos que, de acordo com a Brigada Militar, não acessam no Estádio.
Toda essa preocupação com o torcedor rendeu ao Internacional, em 2008, o primeiro certificado ISO 9001 de um clube brasileiro no que diz respeito à gestão de qualidade no tratamento dos torcedores nos estádios de futebol. Um exemplo a ser seguido pelos demais clubes.