Publicidade
Publicidade

Há 50 anos, URSS fazia excursão no Brasil

Excursão soviética preparava a equipe para a Copa da Inglaterra

Prestes a participar da Copa do Mundo da Inglaterra, uma das favoritas para conquistar a competição, a seleção da União Soviética, do lendário goleiro Lev Yashin, o Aranha Negra, incluiu uma excursão pelo Brasil como parte de sua preparação.

Publicidade

As duas primeiras partidas aconteceram contra o Corinthians, em 25 de janeiro, no Morumbi, e o Palmeiras, dia 29, no Pacaembu, por um torneio amistoso que também contou com o Flamengo. Os soviéticos perderam por 3 a 1 os dois jogos, o que provocou certo desânimo quanto às suas pretensões na competição mundial. Já no dia 3 de fevereiro no estádio do Mineirão frente ao Atlético Mineiro durante outro torneio amistoso que também tinha as participações de Cruzeiro e Flamengo, o time soviético teve uma atuação de gala, e aplicou um convincente 6 a 1 no Galo, se classificando para a final contra a equipe celeste. 

No dia 6, mais de 50 mil pessoas estiveram presentes para assistir a mais uma vitória europeia, desta vez por 1 a 0, com um gol de Ivanov, com direito a perda de pênalti. Após a conquista do torneio, a equipe foi convidada a enfrentar o time do Uberlândia. Dia 9 de fevereiro, a chuva foi a maior testemunha de mais um triunfo do selecionado, desta vez por 2 a 0. 

Publicidade

A maior curiosidade da estadia dos soviéticos na cidade mineira diz respeito à alimentação dos atletas. Segundo o jornal local, Correio de Uberlândia, cada um deles comia diariamente o que um “homem comum” comeria durante uma semana inteira. Já no final da excursão, mais uma partida amistosa, desta vez frente ao atual bicampeão paranaense, o Grêmio Maringá. Jogando no estádio Willie Davids, o time da casa teve uma atuação magistral e em apenas 20 minutos já vencia por 2 a 0. Embora estivessem cansados por conta da excursão, os soviéticos chegaram ao empate ainda no primeiro tempo. No entanto, aos 13 minutos do segundo tempo, Luiz Roberto marcou, aproveitando um rebote do arqueiro Yashin, o gol da vitória paranaense por 3 a 2. Aquele resultado histórico teve efeitos distintos nas equipes.

Enquanto os soviéticos tiveram grande destaque na Copa do Mundo disputada naquele ano, quando foi semifinalista, o Grêmio Maringá, poucas semanas depois, perderia a final do campeonato estadual frente ao Ferroviário, e com ela a chance de ser tricampeão. A equipe paranaense só voltaria a ser campeã estadual mais de dez anos depois, em 1977. 

No dia 16, os soviéticos, ainda no Brasil, voltariam a campo, desta vez para enfrentar o Grêmio no estádio Olímpico. O tricolor gaúcho levou a melhor ao vencer por 2 a 0 – os dois gols de Alcindo.

Publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade