Grêmio venceu três de cinco finais nacionais em casa
As derrotas vieram justamente em duelos contra times dos chamados 12 grandes
Fazer a decisão da Copa do Brasil em casa pode ser bom por um lado e ruim por outro. Em cinco decisões de torneios nacionais em casa, o Grêmio venceu três e perdeu duas.
O títulos vieram em 1989 e 1994, na Copa do Brasil, e em 1996, pelo Campeonato Brasileiro. Já as derrotas em casa foram no Brasileiro, em 1982 e na Copa do Brasil de 1995.
A primeira grande final nacional em casa, o Grêmio perdeu a chance do bicampeonato brasileiro diante do Flamengo. Após empate no Maracanã e no Olímpico, um terceiro jogo foi disputado no Olímpico e o Flamengo venceu o Grêmio por 1 x 0, com gol de Nunes.
A segunda decisão nacional em casa veio em 1989, na disputa da Copa do Brasil daquele ano. Após empate sem gols no Recife, o Grêmio recebeu o Sport no Olímpico e venceu por 2 x 1, com gols de Assis e Cuca, hoje treinador do Palmeiras.
Em 1994, o que havia acontecido em 1989 se repetiu. Após empate sem gols no Castelão, em Fortaleza, o Grêmio venceu o Ceará no Olímpico por 1 x 0, gol de Nildo, conquistando a Copa do Brasil daquele ano.
Já em 19g95, o time não conseguiu o título, mesmo jogando a final em casa. Após derrota de 2 x 1 para o Corinthians, no Pacaembu, o Grêmio foi derrotado no Olímpico por 1 x 0, com gol de Marcelinho Carioca.
A última final nacional que o Grêmio disputou em casa foi o Campeonato Brasileiro de 1996. Após derrota de 2 x 0 para a Portuguesa, no Morumbi, o Grêmio foi campeão com vitória de 2 x 0 diante da Lusa, com gols e Nunes e Aílton.