O Flamengo empatou com o Racing (0 a 0) nesta quarta-feira, 29, mas foi o suficiente para garantir vaga na final da Copa Libertadores de 2025. Com um histórico de três títulos e um vice-campeonato, o Rubro-Negro disputará a quinta decisão da maior competição daqui exatamente um mês, em Lima, no Peru.
Nesta edição, o time de Filipe Luís não teve vida fácil e correu risco de eliminação na fase de grupos. O Flamengo somou 11 pontos e avançou como vice-líder de sua chave, atrás da LDU e à frente do Central Córdoba, em um empate triplo desempatado por saldo de gols.
O Rubro-Negro enfrentou o Internacional, nas oitavas de final, e avançou com duas vitórias. Nas quartas, encarou o Estudiantes e, após vencer a ida, foi derrotado na volta, em La Plata, exigindo brilho de Agustín Rossi para garantir vaga na semi, onde passou pelo Racing com 1 a 0 no Maracanã e um empate sem gols no El Cilindro.
1981: primeira final
A primeira vez na final foi também a primeira glória. Em 1981, o Flamengo contava com um time histórico, comandado por Zico, Júnior, Leandro e Adílio.

Zico, do Flamengo, comemorando gol contra o Cobreloa, do Chile, na Final da Libertadores 1981 – ACERVO/PLACAR
Na fase de grupos, dividiu chave com Cerro Porteño, Olimpia e Atlético Mineiro, com quem fez jogo de desempate, marcado por polêmica arbitragem de José Roberto Wright, no Estádio Serra Dourada. No triangular semifinal, deixou para trás Deportivo Cali e Jorge Wilstermann para garantir a vaga na grande decisão contra o Cobreloa, do Chile.
A final foi disputada em três jogos, tendo em vista o regulamento da época. O Flamengo venceu por 2 a 1 no Maracanã, perdeu por 1 a 0 no Chile e, na partida de desempate em Montevidéu, brilhou a estrela de Zico, que marcou os dois gols da vitória por 2 a 0, garantindo o primeiro e título da América.
2019: campanha pesada e final épica
Foram 38 anos de espera até o Flamengo retornar a uma final de Libertadores. Em 2019, sob o comando do português Jorge Jesus, time emplacou na reta final, em temporada mágica.

Gabriel Barbosa virou o jogo para o Flamengo contra o River Plate – Marcos Brindicci/Jam Media
Após uma fase de grupos com LDU, Peñarol e San José, o time passou por sustos. Depois, porém, passou nos pênaltis contra o Emelec e, depois, pegou Internacional e Grêmio e m sequência, com direito a uma atuação de gala na volta da semi, diante do Imortal.
A final única em Lima, contra o então campeão River Plate, foi um dos capítulos mais emocionantes da história do torneio. Perdendo por 1 a 0 até os 43 minutos do segundo tempo, o Flamengo conseguiu uma virada com dois gols de Gabigol, selando o bicampeonato.
2021: amargo vice
Dois anos depois, o Flamengo estava de volta à decisão. A campanha de 2021 teve campanha invicta na fase de grupos, enfrentando Vélez Sarsfield, LDU e Unión La Calera.

Andreas Pereira falhou na final da Libertadores – Silvia Izquierdo-Pool/Getty Images
Em seguida, foi dominante, com o time passando por Defensa y Justicia, Olimpia e Barcelona de Guayaquil sem grandes dificuldades no mata-mata.
A final, no entanto, foi contra um rival brasileiro, o Palmeiras, em que o tempo normal acabou empatado em 1 a 1, com Gabigol marcando mais uma vez em uma final. Porém, na prorrogação, um erro de Andreas Pereira resultou no gol de Deyverson, que deu o título ao time paulista.
2022: tricampeonato invicto
A redenção veio no ano seguinte. Em 2022, o Flamengo realizou uma campanha histórica e irretocável.
Sob o comando de Dorival Júnior, que assumiu o time no meio da competição, o Rubro-Negro atropelou. Com 12 vitórias e apenas um empate em 13 jogos, não teve dificuldade na fase de grupos com Talleres, Universidad Católica e Sporting Cristal.

Gabigol comemora gol do Flamengo contra o Athletico na final da Libertadores – Alexandre Battibugli / PLACAR
Em seguida, seguiu sem sofrer contra seus adversários no mata-mata: Tolima, Corinthians e Vélez Sarsfield. A final foi contra outro brasileiro, o Athletico Paranaense, em Guayaquil.
Com um gol de Gabigol, o Flamengo venceu por 1 a 0 e conquistou o tricampeonato de forma invicta.





