Restando nove dias para a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024, a Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou nesta terça-feira, 16, que desistiu de realizar a decisão de 25 de janeiro no remodelado Pacaembu. A nova sede do evento ainda não foi definida.

Diante do evidente atraso das obras necessárias — o gramado artificial sequer havia sido instalado — , a FPF e outros órgãos responsáveis, desistiram do plano inicial. “A decisão foi tomada após criteriosa análise de todos os envolvidos, prezando prioritariamente pela segurança e conforto de clubes e torcedores. Conforme previsto em Regulamento, a FPF observará todas as questões de segurança e critérios técnicos para anunciar oportunamente o novo local da final”, diz a entidade, em nota.

O fotógrafo Alexandre Battibugli, de PLACAR, registrou imagens aéreas das obras no local na primeira semana de 2024. O espaço onde o gramado artificial será instalado estava repleto de terra. O plano da concessionária e da FPF era de que a final ocorresse apenas com a arquibancada norte (a única que não foi derrubada), disponível, para cerca de 10.400 torcedores.

A Allegra Pacaembu, concessionária responsável pela privatização da obra, enviou nota oficial na qual diz que as reformas seguem dentro do prazo.

“A Concessionária Allegra Pacaembu informa que as obras de reforma, modernização e restauro do Complexo Pacaembu cumprem os prazos definidos em contrato. A abertura no dia 25 de Janeiro sempre foi uma opção da concessionária, não obrigação contratual. Não há atrasos. As obras seguem em ritmo acelerado e a reabertura do Complexo do Pacaembu se dará em fases ao longo do primeiro semestre de 2024.”

Vista aérea do Pacaembu duas semanas antes da final da Copa São Paulo de 2024 - Alexandre Battibugli/PLACAR

Vista aérea do Pacaembu duas semanas antes da final da Copa São Paulo de 2024 – Alexandre Battibugli/PLACAR