Timão precisará pontuar contra Racing-URU e Huracán-ARG, ambos fora de casa, para seguir com chances de avançar; confira cenários e probabilidades
Fazendo uma campanha abaixo das expectativas na Copa Sul-Americana, o Corinthians ainda sonha com a classificação no grupo C da competição, mas depende de uma combinação de resultados para alcançá-la.
No momento, o Timão é o terceiro colocado da chave com 5 pontos, atrás de Huracán-ARG (10 pontos) e América de Cali-COL (6), e à frente do Racing-URU (0), restando dois jogos. Apenas o líder da chave avança de forma direta às oitavas, enquanto o segundo precisará disputar os playoffs com um dos terceiros colocados da Copa Libertadores.
Basicamente, para sonhar com a vaga direta, o Timão precisa vencer seus dois jogos, ambos fora de casa, contra o já eliminado Racing, no Uruguai, dia 15, e contra Huracán, na Argentina, dia 27, e torcer por uma combinação de resultados.
Para terminar na liderança da chave, além de vencer seus jogos, o Corinthians precisa torcer para que o América de Cali derrote o Huracán, jogando na Colômbia na terça-feira, 13. Com isso, os times chegariam à última rodada na seguinte configuração: Huracán com 10 pontos, América de Cali com 9 e o Corinthians om 8. Neste caso, o Timão teria de bater o Huracán, na Argentina, e ainda contar com um tropeço improvável do América diante do Racing, em Cali.
Ou seja, o cenário mais factível para o Corinthians é tentar uma vaga nos playoffs. Duas vitórias nas rodadas finais já garantem ao menos a segunda colocação, com 11 pontos. Em caso de derrota para o Racing, o Corinthians estará matematicamente eliminado caso o América de Cali vença o Huracán na Colômbia.
Caso consiga uma vitória e um empate nas rodadas finais, o Corinthians chegaria a 9 pontos e precisaria que o América de Cali não somasse mais que 2 pontos (2 empates). Se América obtiver 3 pontos e o Timão 4, a equipe brasileira precisaria reverter uma desvantagem de 2 gols no saldo de gols.
O Corinthians enfrenta o Racing-URU na próxima quinta-feira, 15, às 19h no estádio Centenário.
Huracán – 10 pontos (8 gols de saldo)
América de Cali – 6 pontos (2 gols de saldo)
Corinthians – 5 pontos (0 gols de saldo)
Racing-URU – 0 ponto (-10 gols de saldo)
Critérios de desempate na fase de grupos:
1º) saldo de gols
2º) mais gols marcados
3º) mais gols como visitante
4º) posição no ranking de clubes da Conmebol
5º) sorteio