Publicidade
Publicidade

Corinthians é denunciado e pode perder até vinte mandos

STJD julgará o clube pelas atitudes da torcida no clássico contra o São Paulo

O Corinthians poderá perder até 20 mandos de campo pelo mau comportamento de sua torcida no clássico contra o São Paulo, domingo passado, no Itaquerão. O clube foi denunciado nesta quarta-feira pela procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e será julgado, ainda sem data definida, por desordem e lançamento de objeto no gramado. No clássico de domingo, duas torcidas organizadas do Corinthians, a Camisa 12 e a Pavilhão 9, brigaram entre si nas arquibancadas do Itaquerão. Além disso, um isqueiro foi atirado no gramado. O árbitro da partida, Luiz Flávio de Oliveira, relatou esses dois fatos na súmula. E a procuradoria do STJD levou essa informação em consideração para denunciar o clube nesta quarta-feira.

Publicidade

Leia também:

STJD investigará briga e xingamentos em clássico paulista

Guerrero decide, Corinthians vira e vence São Paulo

O Corinthians foi enquadrado nos incisos I e III, parágrafo 1º, do artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A pena é de até 100.000 reais e a perda de 10 mandos de campo por inciso. O STJD ainda vai marcar a data do julgamento. Uma suspensão como essa daria um prejuízo de cerca de 1 milhão de reais por jogo. Esse é o valor médio que o clube tem arrecado quando atua no Itaquerão (já descontadas as despesas da partida). O STJD também denunciou os jogadores Álvaro Pereira, do São Paulo, e Fábio Santos, do Corinthians, por jogada violenta (artigo 254). Os dois receberam cartão vermelho no clássico e podem pegar de um a seis jogos de suspensão.

Já o volante Souza também foi denunciado porque deu uma declaração polêmica criticando a arbitragem de Luiz Flávio de Oliveira, após a derrota para o Corinthians. “A gente estava com o placar a nosso favor, só que a gente esqueceu de contratar o árbitro, e eles contrataram e venceram”, disse o jogador do São Paulo, que pode ser multado em até 100.000 reais e pegar suspensão de até seis partidas. O STJD informou que a procuradoria ainda está analisando os insultos homofóbicos entre torcedores de Corinthians e São Paulo. O objetivo do inquérito é apurar “se os cânticos revelam mera provocação ou se possuem cunho discriminatório, desdenhoso ou ultrajante”.

Publicidade

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Publicidade