Coreia do Sul, Tailândia e Catar classificam-se na Ásia
Outras nove vagas ainda estão em disputa
Faltando uma rodada para o término da segunda fase das Eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2018, três seleções já se classificaram ao terminar no primeiro lugar de seus respectivas chaves. São oito grupos e, além dos vencedores de cada chave, se classificam os quatro melhores segundos colocados.
Das três equipes classificadas, três vem com 100% de aproveitamento e grande campanha. A melhor delas é a Coreia do Sul, líder do grupo G. A equipe venceu as sete das sete partidas disputadas, marcando 24 gols e não sofrendo nenhum. Com 21 pontos, a equipe fica tranquila no primeiro lugar da chave e não jogará mais, já que o Kuwait, próximo adversário da Coreia, foi eliminado pela Fifa. O Líbano, com dez pontos, ainda pode ser um dos melhores segundos colocados. Nessa rodada a Coreia venceu o Líbano por 1 x 0.
No grupo C, o Catar também venceu as sete partidas que disputou e chegou aos 21 pontos, na liderança garantida da chave. Na última rodada, o time visita a China, que luta pelo segundo lugar da chave. Nesse momento, a equipe tem 14 pontos e está em segundo, mas tem que melhorar a campanha para ser um dos classificados. Nessa rodada, o Catar fez 2 x 0 em Hong Kong, que foi eliminado.
Na chave F, que só tem quatro equipes, a Tailândia se classificou após empate em 2 x 2 com o Iraque, fora de casa. Com isso, o time chegou a 14 pontos e não pode ser alcançado pelo Iraque, que tem nove, e disputa para ser um dos melhores segundos lugares após jogo com o Vietnã.
No grupo A, a disputa fica entre Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos. A Arábia lidera a chave com 19 pontos após vitória de 2 x 0 sobre a Malásia. Já os Emirados estão em segundo com 16, após vencerem a Palestina por 2 x 0. Na última rodada, Emirados e Arábia Saudita se enfrentam na casa do primeiro.
No grupo B, Austrália e Jordânia brigam pela vaga. A Austrália lidera a chave com 18 pontos, após vitória de 7 x 0 sobre o Tadjiquistão. Já a Jordânia segue em segundo com 16 pontos, após vencer Bangladesh por 8 x 0. Na última rodada as equipes se enfrentam na Austrália.
No grupo D, Irã e Omã lutam pela vaga. O Irã é líder com 17 pontos, após vitória de 4 x 0 sobre a Índia. Já Omã é segundo lugar com 14 pontos, após vitória de 1 x 0 sobre Guam. Na última rodada, as equipes se enfrentam no Irã.
No grupo E, o líder é o Japão, com 19 pontos. A Síria é a melhor segunda colocada, com 18 pontos. Nesta rodada, o Japão venceu Camboja por 2 x 0, enquanto a Síria fez 6 x 0 no Afeganistão. Na última rodada, as equipes se enfrentam no Japão. Na Síria, os japoneses venceram por 3 x 0.
Finalmente, no grupo H, a vaga é disputada pelo líder Uzbequistão (18) e a segunda colocada, Coreia do Norte (16). Nessa rodada, os Uzbeques venceram as Filipinas por 1 x 0, enquanto os coreanos fizeram 2 x – no Barein. Na última rodada, o Uzbequistão recebe o Barein, enquanto os norte coreanos visitam as Filipinas. Caso ambos vençam, ambos se classificam.
Grupo A
1° – Arábia Saudita – 19 pontos2° – Emirados Árabes Unidos – 16 pontos
Grupo B
1° – Austrália – 18 pontos2° – Jordânia – 16 pontos
Grupo C
1° – Catar – 21 pontos2° – China – 14 pontos
Grupo D
1° – Irã – 17 pontos2° – Omã – 14 pontos
Grupo E
1° – Japão – 19 pontos2° – Síria – 18 pontos
Grupo F
1° – Tailândia – 14 pontos2° – Iraque – 9 pontos3° – Vietnã – 7 pontos
Grupo G
1° – Coreia do Sul – 21 pontos2° – Kuwait – 10 pontos3°- Líbano – 10 pontos4° – Myanmar – 7 pontos
Grupo H
1° – Uzbequistão – 18 pontos2° – Coreia do Norte – 16 pontos
Melhores segundos colocados
1° – Síria – 12 pontos2° – Emirados Árabes Unidos – 10 pontos3° – Jordânia – 10 pontos4° – Coreia do Norte – 10 pontos5° – Iraque – 9 pontos6° – China – 8 pontos7° – Omã – 8 pontos8° – Kuwait – 7 pontos