Com boas campanhas na Europa, atacante Jonathas é quarto brasileiro na Chuteira de Ouro 2017
Jogador vem se destacando no futebol russo nesta temporada
Alto, com 1,92 metro e 27 anos, o atacante Jonathas, uma das revelações da Copa São Paulo, hoje brilha no futebol europeu, após uma série de boas temporadas, com boas campanhas no futebol europeu.
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, chegou no clube em 2000, aos 11 anos, tendo sua primeira experiência profissional aos 17 anos, em 2006. FEz quatro jogos pelo Brasileiro daquele ano. Em 2007, jogou a Copa São Paulo com o Cruzeiro e conquistou, pela primeira vez, a competição com o clube. Após o título, foi emprestado para Villa Nova-MG e Ipatinga. Voltou ao Cruzeiro no começo do Brasileiro de 2008 e fez outros dois jogos, até ser negociado com o AZ Alkmaar, da Holanda.
Esteve no clube na campanha do título de 2008/2009, mas não disputou nenhum jogo pela equipe. Estreou na temporada de 2009/2010 e, em cinco jogos, marcou dois gols. Começava sua série de gols.
Com mais partidas na temporada seguinte, fez 17 jogos e marcou cinco gols. Transferiu-se para o Brescia no meio da temporada 2010/2011 e fez seis jogos pelo clube, sem gols. Na temporada seguinte, disputando a série B pelo clube, tornou-se um dos mais importantes jogadores da equipe. Foram 35 jogos com 18 gols, sendo 16 deles na série B e dois na Copa Itália.
Na temporada 2011/2012, novamente na série B italiana, marcou 16 gols em 33 jogos. O time, contudo, não conseguiu o acesso. Por isso, ele se transferiu para o Torino para jogar a temporada 2012/2013. Fez 25 jogos, mas marcou apenas três gols, todos pelo Campeonato Italiano. Marcou gols contra Napoli, Lazio e Fiorentina.
Na temporada seguinte, em 2013/2014, defendeu o Latina, clube que havia acabado de subir da terceira divisão. Jogou a segunda divisão e fez 37 jogos, com 15 gols. Tornou-se ídolo ao ajudar a equipe a chegar ao terceiro lugar e ficar a quatro pontos do acesso à primeira divisão. Nos playoffs, perdeu apenas para o Cesena, na decisão, com duas derrotas por 1 x 2.
“Quando fui para o Latina, muitos não confiavam mais no meu futebol. Se eu não fizesse uma boa temporada, seria muito difícil conseguir me reerguer novamente. Mas fizemos uma temporada única. Torço para que aconteça novamente, mas será muito difícil. O time não subiu, mas sou lembrado no clube, tenho amigos na cidade e sempre visito o clube”, afirmou Jonathas.
Seu bom desempenho o fez ser negociado com o Elche, na primeira divisão espanhola. Nesta, em 34 jogos, marcou 14 gols. O time ficou no meio da tabela e Jonathas, com seus 14 gols, foi o 50° colocado na Chuteira de Ouro europeia. Entre os brasileiros, apenas Neymar, Jonas, Lima e Fernandão ficaram à sua frente. Ele ficou empatado com Giroud, do Arsenal, por exemplo. Foram ainda oito assistências pelo clube no torneio.
“Minha temporada no Elche foi sensacional. Pude me destacar, fazer gols e principalmente me sentir jogador de verdade. Lá encontrei uma comissão técnica, uma cidade, companheiros de time que me ajudaram muito a fazer o que fiz”, comentou Jonathas. “Por fazer muitos gols em um clube de menor expressão, chamei atenção de muitos clubes, inclusive grandes da Europa”, completou.
Na temporada seguinte, foi negociado com a Real Sociedad e marcou sete gols e deu oito assistências em 27 jogos. Dessa vez, no meio da temporada, com negociado com o Rubin Kazan-RUS. E no Campeonato Russo, até aqui, foram oito gols em 14 jogos.
“No Rubin Kazan estou tendo um melhor começo, onde estou conseguindo fazer mais gols no primeiro turno do campeonato”, que está parado neste momento por conta do rigoroso inverno russo. O torneio volta em março.
Na atual disputa da Chuteira de Ouro europeia, Jonathas é apenas o 97° colocado, por conta do peso do Campeonato Russo (1,5 ponto por gol), mas ele é o quarto brasileiro na lista. Apenas Willian José, com nove gols pela Real Sociedad (Espanhol), com 18 pontos, na 33ª colocação; Júnior Moraes, com dez gols pelo Dynamo de Kiev (Ucraniano), com 15 pontos, na 58ª colocação; e Caio, com nove gols pelo Grasshoppers (Suíço), com 13,5 pontos, na 74ª colocação estão à frente.
“Muito bom saber que estou entre os quatro brasileiros na Chuteira de Ouro. Isso dá uma motivação extra para continuar trabalhando para ajudar minha equipe”, afirmou o atacante, que também já foi sondado pelo futebol chinês.
“O mercado chinês sempre vem sondando meu nome. Começou quando jogava no Elche e continua. É um mercado que cresce a cada dia e contrata excelentes jogadores. Se for uma coisa boa para todos, porque não ir?”, encerrou o jogador do Rubin Kazan.
Voltar para o Brasil é um sonho do jogador, mas seu momento agora é no futebol russo. “Sempre tem chegado propostas de grandes clubes do Brasil, mas hoje estou feliz aqui na Rússia e quero melhorar a cada temporada, fazer que esse ano seja muito bom, não só para mim, mas para todos do clube”, afirmou o jogador, querendo repetir a boa temporada que fez no Elche.