Ciclismo: Henrique Avancini é campeão mundial de Mountain Bike
Título do atleta carioca representa o maior resultado da história do Brasil na modalidade

Henrique Avancini marcou seu nome na história do ciclismo brasileiro. Na manhã deste sábado, o carioca de 29 anos conquistou o título mundial de Mountain Bike Maratona em Auronzo do Cadore, na Itália. Atual número 2 do ranking da União Ciclística Internacional (UCI), o atleta já havia figurado entre os melhores da modalidade na semana passada. Avancini ficou na 4.ª colocação do Campeonato Mundial de Mountain Bike de Cross-Country Olímpico (XCO), em Lenzerheide, na Suíça.
O ano de 2018 está sendo melhor do que o carioca, natural de Petrópolis, poderia imaginar. A temporada marcante começou em março com a conquista do 3.º lugar na Cape Epic, a maior prova de ultramaratona da modalidade, disputada na África do Sul. Na ocasião, terminou junto com o alemão Manuel Fumic.
Já na Copa do Mundo de XCO, Avancini mostrou regularidade e foi o único a pedalar entre 20 primeiros colocados em todas as 13 etapas disputadas. Ao todo, foram cinco pódios e a 4.ª colocação geral.
No Brasil, o ciclista também foi destaque nas duas competições mais importantes do País. Em abril, faturou a etapa de Araxá da Copa Internacional de Mountain Bike. Em julho, venceu o Campeonato Brasileiro e passou a ter o direito de vestir a camisa verde e amarela no exterior. Henrique Avancini retorna ao Brasil em outubro, quando participa da Brasil Ride, prova que faturou em 2013 e 2017.
(Com Estadão Conteúdo)