César Cielo e húngara são atrações do Troféu Maria Lenk
Competição volta a São Paulo após 14 anos. Além do medalhista olímpico brasileiro, torneio terá campeã mundial Katinka Hosszú, dos 200 e 400m medley
O Troféu Maria Lenk, principal competição da natação brasileira, retornou a São Paulo após 14 anos, e foi aberto na manhã desta segunda-feira com resultados animadores nas águas do Parque Aquático do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, que abriga a competição até sábado, com eliminatórias às 9h30 e finais a partir das 17h, com entrada franca. Em sua 54ª edição, o Campeonato Brasileiro Absoluto – rebatizado em 2007 com o nome da nadadora mais vitoriosa do país, Maria Lenk -, contará com 351 atletas de 42 agremiações, incluindo algumas estrelas como o campeão olímpico dos 50 m livre em Pequim-2008, Cesar Cielo, que nadará pelo Minas Tênis Clube. No feminino, a húngara Katinka Hosszú, atual campeã mundial dos 200 e 400m medley, acertou uma parceria com o Corinthians; e ainda estarão nas piscinas Thiago Pereira, Nicolas Oliveira, Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha e Etiene Medeiros, que se preparam para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
Leia também:
Orçamento da Olimpíada do Rio chega a R$ 36,7 bilhões
COI anuncia intervenção para acelerar obras da Rio-2016
Cesar Cielo conquista tricampeonato mundial nos 50m livre
Cielo fatura ouro nos 50m borboleta e é bi mundial
Nas quatro provas das eliminatórias que abriram a competição nesta manhã, três índices para o Pan-Pacífico – competição internacional mais importante da temporada, que acontecerá na Austrália em agosto – já foram alcançados. A pernambucana Etiene Medeiros, do Sesi, fez o melhor tempo de sua carreira nos 100m costas, com 1min00s77 – foi a primeira vez que a atleta de 22 anos nadou abaixo de 1min01s. Os outros dois índices vieram nos 200 metros livre masculino: João de Lucca, que estreou pelo Pinheiros, após ser bicampeão da NCAA (liga universitária americana), fez o segundo melhor tempo – 1min48s30. O mais rápido da eliminatória foi Nicolas Oliveira, do Minas Tênis Club, com 1m47s45.
Ainda estavam programadas para esta segunda as finais dos 200m livre no feminino e dos 100m costas no masculino – Jessica Cavalheiro e Thiago Pereira, ambos do Sesi, foram os mais rápidos da manhã. Para fechar o dia, a prova rápida dos 1.500m para mulheres, com expectativa de disputa entre Poliana Okimoto – eleita melhor atleta olímpica de 2013 e dona de 27 medalhas na competição – e Ana Marcela Cunha pelo índice e pelo recorde brasileiro.