Capacete de Ayrton Senna é eleito o mais ‘icônico’ da F1
Itens usados por Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi também foram lembrados na lista elaborada pela revista inglesa Autosport
Dois dias depois de revelar que a FIA pretende proibir os pilotos de trocar a pintura de seus capacetes ao longo da temporada, a revista inglesa Autosport elegeu os dez itens mais icônicos da história da Fórmula 1. O capacete nas cores da bandeira brasileira que consagrou Ayrton Senna foi o grande campeão e os usados por Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi também aparecem na lista.
Leia também:
Kart de Ayrton Senna foi vendido por R$ 181 mil
Empresa coloca à venda primeiro carro de Senna na F1
Multidão presta homenagem a Ayrton Senna em Imola
Vídeo: McLaren homenageia Senna com pole de Mônaco
O capacete de Senna, criado pelo artista gráfico Sid Mosca no fim da década de 1970, acompanhou o piloto brasileiro durante praticamente toda a sua carreira. “O capacete com o inconfundível verde, azul e amarelo da bandeira brasileira é talvez o mais famoso da Fórmula 1”, escreveu a Autosport.
Na terça-feira, a revista inglesa informou que uma reunião envolvendo as equipes e os principais dirigentes da Fórmula 1 definiu que os pilotos deverão manter os capacetes durante todo o ano. A medida, ainda não confirmada, tem como objetivo ajudar os fãs a identificar melhor os pilotos durante as corridas e, com isso, aumentar o apelo comercial da categoria.
Algumas décadas atrás, os pilotos da F1 raramente mudavam as cores dos capacetes, mesmo quando trocavam de equipe, o que fez com que o verde amarelo de Senna ou a gota laranja de Nelson Piquet se tornassem símbolos históricos.