Jogando no Defensores del Chaco, o Brasil arrancou um empate no fim do jogo. Com o 2 x 2, a Seleção, pela primeira vez desde 1993, estaria fora da Copa do Mundo ao final de uma rodada de Eliminatória.
No começo do jogo o Paraguai começou melhor que o Brasil. Alisson, goleiro brasileiro, foi obrigado a fazer muitas defesas decisivas, evitando que os paraguaios abrissem o placar.
Com 27 da primeira etapa, após bela Brasil entre Willian e Fernandinho, Ricardo Oliveira acertou o travessão do Paraguai em chute da entrada da área.
Aos 39, em contra-ataque após falha do Brasil no ataque, o Paraguai abriu o placar. Benitez foi à linha de fundo e cruzou pra Lezcano, que pegou a bola pingando e marcou, vencendo Alisson.
Logo com três minutos do segundo tempo, a defesa brasileira voltou a falhar e o Paraguai marcou o segundo. Após bela jogada do Roque Santa Cruz na ponta direita, Ortiz recebeu e lançou para Benítez. Daniel Alves só assistiu e o jogador entrou livre na área e marou o segundo gol paraguaio.
Aos 33 da segunda etapa, o Brasil marcou o primeiro. Hulk acertou uma bomba de fora, o goleiro Villar não segurou e no rebote, Ricardo Oliveira marcou.
Aos 46, o Brasil chegou ao empate com Daniel Alves. O lateral recebeu passe de Willian, invadiu a área, cortou o zagueiro e bateu no canto.
Com o empate em 2 x 2, o Brasil chegou aos nove pontos, na sexta colocação, enquanto o Paraguai ficou em sétimo, com a mesma pontuação, mas saldo de gols pior.
É a primeira vez desde 1993, que o Brasil encerra uma rodada de Eliminatórias fora da zona de classificação para a Copa. Em julho daquele ano, após a segunda rodada do grupo 2, a Bolívia liderava com quatro pontos (vitória valia 2), com o Uruguai em segundo, com dois. Brasil e Equador estavam em terceiro, com um, com a Venezuela na lanterna, sem pontos.
Veja a tabela e classificação das Eliminatórias sul-americanas