Publicidade
Publicidade

Bento ou Alisson: quem deve ser o goleiro titular na Copa América?

Goleiro do Athletico-PR se apresentou à delegação nos EUA nesta terça-feira e inicia disputa por posição com o ídolo do Liverpool

A seleção brasileira já está se preparando para a disputa da Copa América 2024, nos Estados Unidos. No próximo sábado, 8, o time comandado por Dorival Júnior encara o México no primeiro amistoso com dúvida entre Alisson e Bento pela titularidade no gol.

Publicidade

A disputa na posição se intensificou entre os dois nomes após o goleiro Ederson, do Manchester City, ser cortado em razão de lesão na órbita ocular. Com isso, Rafael, do São Paulo, foi chamado e deve ocupar a vaga de terceira opção, deixando a luta por ser titular entre os arqueiros de Athletico Paranaense e Liverpool.

Dorival Júnior comandou o Brasil em dois jogos: os amistosos contra Inglaterra e Espanha. Na ocasião, em que Alisson e Ederson estiveram indisponíveis por problemas físicos, Bento foi o dono da posição e não decepcionou no triunfo por 1 a 0 em Wembley e empate em 3 a 3 no Santiago Bernabéu.

Publicidade

‘O jovem do Furacão surgiu, então, como uma nova alternativa a Alisson, titular do Brasil nas Copas do Mundo de 2018 e 2022 e referência do Liverpool. Na comparação entre os dois, um dos pontos é a idade: Bento completa 25 anos no dia 10 deste mês e chegará ao próximo Mundial com 27 anos, enquanto o goleiro dos Reds tem 31, e terá 33 anos na metade de 2026.

Em números, Bento tem como principal trunfo o desempenho em suas primeiras duas partidas com a Amarelinha. Contra a Inglaterra e a Espanha, ele somou oito defesas em 11 chutes na direção do gol. Ou seja, salvou o Brasil em 72,7% das finalizações precisas sofridas.

Alisson, contudo, tem a experiência ao seu lado. Outro fator é que, apesar de ter saído derrotado em seus dois últimos jogos na seleção (contra Argentina e Colômbia, ainda com Fernando Diniz), o goleiro gaúcho não deixou a desejar individualmente. Nesses dois duelos, realizou nove defesas em 12 chutes certos cedidos. Assim, salvou a seleção em 75% das finalizações adversárias no sentido da meta.

Publicidade

Por clubes, Bento mantém a boa média. Neste Brasileirão, em sete jogos, defendeu 85% dos chutes certos e sofreu quatro gols, segundo o Sofascore. Já na edição passada da competição, os números seguem positivos, tendo em vista que salvou o Furacão em 74% dos arremates precisos, ainda que tenha sido vazado 36 vezes em 33 partidas.

Em um recorte parecido pelas ligas nacionais, Alisson também se destaca, apesar de ter estatísticas menos positivas do que o concorrente. Em 28 partidas da Premier League 2023/24, ele defendeu 73% das finalizações certas e sofreu 31 gols.

Dorival Júnior ainda não deu pistas de quem será o escolhido para assumir a posição, mas Alisson ganhou dias a mais de preparação por ter se apresentado na semana passada, enquanto Bento ainda defendia o Furacão.

Nesta terça-feira, 4, a seleção brasileira volta aos treinos no ESPN World Wide of Sports, na Flórida. Na quinta-feira, 6, o grupo viaja a College Station, no Texas, onde realiza o amistoso contra o México, no sábado, 8, às 22h (de Brasília).

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade