Oficial: Athletico-PR anuncia a contratação do técnico Cuca
Treinador de 60 anos volta ao futebol após anulação de sentença de estupro na Suíça, e assume vaga no Furacão deixada por Juan Carlos Osorio
O Athletico Paranaense anunciou Cuca como seu novo técnico, nesta segunda-feira, 4. O treinador assume a vaga deixada por Juan Carlos Osorio, demitido após apenas 12 jogos. O contrato do novo técnico com o Furacão é válido até o final de 2024.
Aos 60 anos, Cuca enfrentou controvérsias legais relacionadas a uma acusação durante sua passagem pelo Grêmio na Suíça em 1987. Sua condenação por estupro a uma garota de 13 anos, que já estava prescrita, foi anulada no início deste ano.
Cuca é o nosso novo técnico para a sequência da temporada 2024. O treinador inicia os trabalhos no CAT Caju nesta terça-feira, data de reapresentação do elenco rubro-negro.
Os auxiliares técnicos Cuquinha e Daniel Cerqueira também vão compor a nova comissão técnica athleticana,… pic.twitter.com/tneBepsBzZ
— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) March 4, 2024
Após uma breve passagem pelo Corinthians em 2023, interrompida devido à pressão relacionada ao caso, Cuca concentrou seus esforços na defesa legal na Suíça. Segundo a publicação, a juíza Bettina Bochseler, do Tribunal Regional de Berna-Mittelland, acatou a a argumentação da defesa do treinador de que o técnico foi condenado à revelia e que poderia ter um novo julgamento.
Como o crime já estava prescrito, o Ministério Público local sugeriu a anulação da pena e a extinção do processo. A decisão, apesar de favorável ao treinador, não inocentou Cuca.
Relembre como PLACAR cobriu o “Escândalo de Berna” no blog #TBT
A estreia de Cuca como técnico do Athletico acontece em uma decisão, já que o time enfrentará o Londrina no próximo domingo, buscando reverter a derrota por 1 a 0 na primeira partida das semifinais do Campeonato Paranaense.
Esta foi a única derrota do técnico Osorio nas 12 partidas em que dirigiu o Furacão. O colombiano foi demitido com apenas dois meses de trabalho, com 7 vitórias, 4 empates e apenas 1 revés, que encerrou uma invencibilidade de 29 jogos dos rubro-negros no Estadual. No Paraná, o treinador causou polêmicas com declarações e manteve seu conhecido apreço pelo “rodízio” de atletas (jamais repetiu uma escalação em 12 jogos).
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.