Ancelotti pode ser 4º técnico estrangeiro da seleção brasileira
Segundo especialistas em mercado do futebol, italiano já teria acordo fechado para assumir o país a partir de junho; entenda

Carlo Ancelotti parece estar cada vez mais próximo de ser anunciado como novo técnico da seleção brasileira. De acordo com os jornalistas Cesar Luís Melo e Fabrizio Romano, especializados no mercado do futebol, já um acordo entre o treinador de 65 anos e a CBF.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
Segundo Merlo, Ancelotti “deu sinal verde” e não comandará o Real Madrid no Mundial de Clubes nos Estados Unidos. Romano, por sua vez, diz que a apresentação ocorrerá no começo do mês de junho, restando apenas a formalização do acordo.
🚨Carlo Ancelotti ya le dio el sí a Brasil y no dirigirá el Mundial de Clubes para el Real Madrid.
*️⃣Resta definir la duración del contrato (la CBF quiere hasta junio de 2030) en una próxima reunión entre el entorno del DT y el empresario Diego Fernandes, que negocia por 🇧🇷.… pic.twitter.com/qoh191YzvA— César Luis Merlo (@CLMerlo) April 27, 2025
Recentemente, o próprio treinador afirmou publicamente ainda viver uma lua de mel com o clube espanhol, mas não descartou colocar um ponto final na relação mesmo antes do fim do contrato, em junho de 2026. A derrota para o arquirrival Barcelona na final da Copa do Rei tornou iminente a sua queda.
Desde a demissão de Dorival Júnior, atualmente no Corinthians, o italiano e português Jorge Jesus despontam como os principais alvos da CBF.A entidade que faz a gestão do futebol no país não tem pressa para definir o novo comandante por conta de uma definição na situação de Ancelotti, além do fim do contrato de Jesus.
Nada de 1º estrangeiro
No entanto, essa não seria a primeira vez que um técnico estrangeiro assumiria o cargo do Brasil. Apesar do domínio absoluto de treinadores brasileiros ao longo das décadas, três nomes vindos de fora já tiveram a oportunidade de dirigir a equipe pentacampeã mundial. Todavia, o último foi há 60 anos – e por apenas um jogo.
🚨🇧🇷 Brazilian Federation expect Carlo Ancelotti to be on the touchline already on the first week of June representing the Seleçao.
It’s always been a key condition for Brazil: sign before the FIFA Club World Cup, not an option to wait until July.
Formal steps to follow now. pic.twitter.com/XTH7wuy4af
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) April 28, 2025
Desde então, nomes foram especulados mais recentemente, em especial no ciclo após a Copa do Mundo de 2022. PLACAR recordou os três estrangeiros que já foram comandantes da seleção brasileira.
Ramón Platero

Natural da pequena cidade de Canelones, no Uruguai, Platero desembarcou no Brasil em 1919 para trabalhar no futebol de clubes. Construiu carreira em times como Fluminense, Flamengo e Vasco, onde conquistou títulos cariocas.
Em 1925, assumiu a seleção para o Campeonato Sul-Americano (atual Copa América). Foram apenas quatro jogos: duas vitórias sobre o Paraguai, uma derrota para a Argentina e um empate contra os hermanos, que decretou a eliminação.
Joreca

Primeiro europeu a comandar a seleção, o português Joreca teve uma trajetória curiosa. Antes de ser técnico, foi jornalista, radialista, árbitro e estudou educação física.
Fez sucesso no São Paulo, conquistando três títulos paulistas (1943, 1945 e 1946). Em 1944, foi chamado para dividir o comando da seleção com Flávio Costa, representando o futebol paulista, enquanto Costa representava o Rio de Janeiro. Juntos, venceram dois amistosos contra o Uruguai, por 6 a 1 e 4 a 0.
Filpo Nuñez

A passagem mais curta de um estrangeiro pelo comando do Brasil aconteceu em 1965. Na inauguração do Mineirão, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) decidiu que o Palmeiras representaria a seleção em um amistoso contra o Uruguai.
Como técnico do clube, o argentino Filpo Nuñez foi o responsável por comandar o time e entrou para a história como treinador da seleção brasileira por um único dia. A experiência foi vitoriosa: 3 a 0.
Filpo Nuñez, o 1º técnico estrangeiro a brilhar (e incomodar) no Palmeiras
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.