O prestigioso jornal francês L’Équipe fez uma controversa análise sobre o nível dos clubes não europeus classificados para o Mundial de Clubes 2025.
O gancho para a reportagem foi a goleada por 10 a do Bayern de Munique sobre o Auckland, da Nova Zelândia, mas o debate se expandiu para os sul-americanos Palmeiras, Botafogo, Flamengo, Fluminense, além dos argentinos River Plate e Boca Juniors, que foram equiparados a equipes pequenas da França.
A análise publicada nesta terça-feira, 17, foi baseada no “Power Ranking da Opta e no ranking de valor de mercado por elenco do Transfermarkt. O valor do euro (acima de 6 reais pela cotação atual) foi crucial dentro da segunda análise.
Ao mesmo tempo que o jornal francês elogiou a fase dos clubes brasileiros na América do Sul (representantes do país venceram todas as Libertadores desde 2019), Palmeiras e Flamengo foram comparados a Nice e Rennes, respectivamente, clubes meio de tabela da Ligue 1.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
“Tendo conquistado as últimas seis Copas Libertadores, os clubes brasileiros dominam amplamente o ranking. Palmeiras e Flamengo têm elencos com valor médio de mercado semelhante ao de um bom clube da Ligue 1 (Nice ou Rennes).”
Apesar da comparação na matéria, o L’Équipe ressaltou que “os clubes têm boas chances de avançar para as oitavas de final.”

Comparação feita pelo L’Équipe – reprodução






