Dupla inglesa volta a vencer rivais na semifinal e se encontrarão em decisão no San Mamés, no dia 21 de maio, valendo a salvação da temporada
Tottenham Hotspurs e Manchester United estão na grande final da Liga Europa. As duas equipes confirmaram a classificação nesta quinta-feira, 8, nos jogos de volta. As duas equipes voltaram a vencer seus jogos na semifinal: os Spurs batendo o Bodo/Glimt na Noruega e o United virando contra o Athletic Bilbao no Old Trafford.
A final inglesa entre Tottenham e United acontece no próximo dia 21, quarta-feira, no estádio San Mamés, na cidade de Bilbao, Espanha.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.
O time inglês foi a campo com uma vantagem de 3 a 0 confortável, e os bascos com a ingrata missão de protagonizar um milagre no Old Trafford – com o desfalque dos três principais jogadores (Nico e Iñaki Williams e Vivian).
A partida teve um início morno, mas ainda no primeiro tempo o Athletic Bilbao conseguiu protagonizar uma emoção. Aos 31 minutos, Jaurezigar marcou e diminuiu a diferença no agregado. O início da etapa final foi de pressão basca, mas o United não só resistiu como respondeu na sequência. Primeiro foi Mason Mount que frustrou os visitantes.
Ainda deu tempo de Mason Mount voltar à rede e Hojlund transformar em goleada para confirmar a classificação.
Mats Torbergsen / NTB / AFP
Com uma vantagem de dois gols após vencer por 3 a 1 dentro de casa, o Tottenham foi até o extremo norte da Noruega e fez um jogo protocolar. Sem encantar, mas também sem dar esperanças ao modesto Bodo, jogou o primeiro tempo com o regulamento em baixo dos braços.
No segundo tempo, a qualidade do time fez a diferença. Em cobrança de escanteio, Cuti Romero subiu no terceiro andar e Solanke completou para o gol. Para fechar a classificação, Pedro Porro anotou um golaço com o famoso “chutamento” na lateral direita. O goleiro não alcançou, a bola bateu na trave e morreu na rede.
Tottenham e Manchester United protagonizarão uma final inglesa na Liga Europa de muita tensão. As duas equipes decepcionaram ao longo da temporada na Premier League e o título representa a salvação para ambos. Os Spurs são 16º na tabela do inglês e o United logo acima em 15º.
Em temporada conturbada e com troca de técnico, o United não vence um título internacional desde 2016/17, quando venceu justamente a Liga Europa. O Tottenham vem de um jejum ainda mais longo, são 17 anos sem nenhuma conquista. A última foi a Copa da Liga Inglesa em 2008. Desde então, a equipe do norte de Londres chegou até a final da Champions League, em 2019, e acabou com o vice contra o Liverpool em outra final inglesa.