A temporada já começou, mas o Real Madrid está em constante preparação, preocupado com o que pode ser o ano mais desgastante da história do clube. Com um teste inovador, o preparador físico da equipe, Antonio Pintus, trabalha o elenco para suportar a possibilidade de superar 70 jogos em 2024/25.
Com máscaras especiais que reduzem a disponibilidade de oxigênio, Pintus realizou trabalhos com todos os jogadores do elenco para coletar dados. O objetivo é traçar linhas individuais de preparação para o restante da temporada. Segundo ele, os testes ajudam a personalizar o trabalho de cada atleta, assegurando que cada um esteja na melhor forma possível ao longo do ano.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
Pintus sobre os novos métodos no Real Madrid
Antonio Pintus explicou a importância desses testes inovadores. “Com esses testes, eu posso individualizar o trabalho de corrida. O objetivo é esse. Repeti-lo em março é importante porque pode nos ajudar a compreender se temos que seguir no trabalho aeróbico, ou deixar o trabalho aeróbico, se a equipe estiver bem, e concentrar-se só no trabalho de sprints e acelerações. Foi o que aconteceu na última temporada“, disse o preparador físico.
À PLACAR, a doutora Flávia Magalhães, médica do esporte e especialista em gestão de saúde de atletas comentou sobre o método. “O objetivo do uso da máscara é reduzir o fluxo de oxigênio e assim fazer o corpo ‘trabalhar mais’ para atender a demanda de oxigênio. Isso pode causar uma fadiga precoce. Contudo, há o objetivo de estimular o fortalecimento dos músculos respiratórios, aumentando a eficiência respiratória e a resistência mental. A máscara ‘simula’, mas não replica com precisão o treinamento de altitude. Se esse tipo de atividade for feito de forma constante, pode gerar mais fadiga e limitar o desempenho. É um método que deve ser usado com cautela e com acompanhamento da equipe de saúde.”
Qual o impacto do calendário lotado no Real Madrid?
O calendário do Real Madrid nesta temporada está lotado, com uma série de competições em andamento. Incluindo, Campeonato Espanhol, Champions League, Copa Intercontinental, Supercopa da Espanha, Copa do Rei e o Mundial de Clubes. Ao todo, o clube poderá disputar até 72 jogos, caso chegue a todas as finais.
- Supercopa da Uefa: 1 jogo (Já disputado)
- Campeonato Espanhol: 38 jogos (1 jogo já disputado)
- Champions League: até 17 jogos
- Copa Intercontinental: 1 jogo
- Supercopa da Espanha: 2 jogos
- Copa do Rei: até 6 jogos
- Mundial de Clubes: 7 jogos





