A temporada do futebol europeu está prestes a começar. Das cinco principais ligas, apenas o Campeonato Alemão se inicia na próxima semana. O Campeonato Espanhol teve o primeiro jogo na quinta-feira, 15, o Francês, tem início nesta sexta-feira, 16, assim como o Inglês. O Italiano tem a rodada inaugural no sábado, 17. Ao todo, serão 259 brasileiros em campo no velho continente na temporada 2024/25, conforme revela levantamento do site Bolavip Brasil.

O estudo mapeou 12 campeonatos europeus de primeira divisão (além dos cinco principais, ligas de Bélgica, Grécia, Portugal, Holanda, Turquia, Dinamarca e Ucrânia) e extraiu dados sobre todos os atletas brasileiros que estarão em ação.

Atacante: tipo exportação

A posição predominante do atleta brasileiro nas ligas europeias é a de atacante. Ao todo, serão 87 atacantes, 53 zagueiros, 45 laterais, 43 jogadores de meio-campo e 31 goleiros. Dos 13 jogadores que atuam na Espanha, por exemplo, oito são atacantes. Em Portugal, há a maior quantidade de goleiros brasileiros: 23 goleiros dos 31 que disputarão as 12 ligas europeias disputarão a primeira divisão portuguesa.

Anne-Christine POUJOULAT / AFP

Raphinha, do Barcelona, é um dos brasileiros de LaLiga – Anne-Christine POUJOULAT / AFP

Em média, brasileiro chega cedo à Europa

Entre os jogadores brasileiros que irão atuar na temporada europeia 2024/25, a chegada na Europa foi em média aos 21,2 anos. Jogadores que atuam nas ligas mais valorizadas, como Premier League e La Liga, tendem a chegar mais cedo à Europa – médias de 19,5 anos e 18,9 anos, respectivamente.

Jogadores que atuam nas ligas menos valorizadas são jogadores que só conseguiram migrar para a Europa mais tardiamente – os brasileiros em atuação na Grécia chegaram ao Velho Continente com 24,3 anos, em média.