Quem pode surpreender nas grandes ligas europeias
Temporada 2024/25 do futebol europeu já começou; confira candidatos a surpresa em Premier League, La Liga, Ligue 1, Bundesliga e Serie A
A temporada 2024/25 do futebol europeu já está a todo vapor. Além da badalada Champions League, os holofotes também são lançados em direção das grandes ligas europeias.
Com grandes equipes bilionárias e tradicionais, as competições anualmente contam com surpresas. PLACAR elencou três candidatos a surpreender em Premier League (Inglaterra), La Liga (Espanha), Bundesliga (Alemanha), Série A (Itália) e Ligue 1 (França).
PREMIER LEAGUE
Brighton
O time está em sua oitava participação na elite do Campeonato Inglês consecutiva. Décimo primeiro colocado na temporada 2023/24, o time chega com mudanças significativas no elenco e na comissão técnica.
Com poucas saídas, o Brighton gastou mais de 230 milhões de euros nesta janela. Entre os reforços, estão Georginio Rutter (atacante ex-Leeds United) e Ferdi Kadioglu (lateral ex-Fenerbahce), que se justam a nomes como Kaoru Mitoma e João Pedro.
O treinador Roberto De Zerbi saiu para a chegada do suíço Fabian Hurzeler, de 31 anos, que se destacou pelo St. Pauli, da Alemanha.
Aston Villa
A equipe de Birmingham foi a sensação da última edição da Premier League. Quarto colocado na competição passada, o time treinado por Unai Emery chega mais uma vez com expectativa.
O Aston Villa, por outro lado, perdeu o volante Douglas Luiz e o atacante Moussa Diaby. Para tentar suprir as perdas, reforços como Amadou Onana (volante) e Jaden Philogene (atacante). Outro reforço de peso é o lateral Ian Maatsen.
West Ham
Após uma temporada de pouco brilho em 2023/24, os Hammers têm possibilidade de surpreender na Inglaterra. Com mais de 140 milhões de euros investidos na janela, o time londrino também contou com a chegada do técnico espanhol Julen Lopetegui.
Um dos pontos positivos foi a manutenção de boa parte do elenco. Agora, junto a Lucas Paquetá, Jarrod Bowen e Mohammed Kudus, estão nomes como Niclas Fullkrug (centroavante), Max Kilman (zagueiro) e Luis Guilherme (meia).
LA LIGA
Girona
Terceiro colocado na última edição do Campeonato Espanhol, o time da Catalunha pode voltar a surpreender. Por outro lado, precisará se adaptar após perder grandes nomes.
Para esta temporada, o Girona não tem Yan Couto, Savinho, Aleix Garcia e Artem Dovbyk. No mercado, foram contratados Yaser Asprilla (meia-atacante) e Bryan Gil (meia-atacante), além da aposta em Donny Van de Beek (meio-campista).
Athletic Bilbao
Atual campeão da Copa do Rei, os bascos devem incomodar as potências novamente. Tendo em vista as poucas vendas e a manutenção do técnico Ernesto Valverde, há a possibilidade de brilhar.
Sem grandes perdas, o Athletic manteve a lógica “sóbria” de mercado. A única contratação badalada foi a do ponta Álvaro Djaló, que se enquadra nos pré-requisitos do clube por ter sido criado na região de Bilbao, apesar de ter nascido em Madri.
Os destaques do elenco são os mesmos de 2023/24. Vale ficar de olho em Gorka Guruzeta, Iñaki Williams e Nico Williams.
Villarreal
O Submarino Amarelo não se classificou para nenhuma competição europeia. Até então, saídas importantes estou sendo supridas por boas oportunidades de mercados, que podem vir a render nas mãos do treinador Marcelino Toral.
Filip Jorgensen e Alexander Sorloth são as perdas mais sentidas. No outro sentido, chegaram o lateral Juan Bernat, o zagueiro Logan Costa, o meia Ayoze Pérez e o atacante Nicolás Pépé.
SERIE A
Atalanta
Cada vez mais próximo de não ser mais tratado como surpresa, La Dea pode almejar um Scudetto. Pesando a manutenção do treinador Gian Piero Gasperini, que já faz longo trabalho, a equipe perdeu uma grande peça – ainda que novos atletas tenham chegado.
A perda significativa é do meio-campista Teun Koopmeiners, comprado pela Juventus por mais de 50 milhões de euros. Contrabalanceando o já valioso grupo, chegam os reforços Raoul Bellanova (lateral), Juan Cuadrado (meia), Rui Patrício (goleiro) e Mateo Retegui (atacante).
Como
O clube que tem entre os acionistas o ex-jogador Thierry Henry e é comandado por Cesc Fàbregas, o Como é recém-promovido para a elite da Itália. Com bastante investimento, o time pode vir a surpreender.
Para esta temporada, o Como contratou diversos nomes conhecidos do futebol mundial. São eles os atacantes Andrea Belotti e Patrick Crutone, os defensores Raphael Varane, Sergi Roberto e Alberto Moreno e o goleiro Pepe Reina. Um dos jovens que podem brilhar é o meia Nico Paz.
Fiorentina
Tradicional no Calcio, a Viola pode aspirar posições mais acima na tabela. Para 2024/25, uma mudança na comissão técnica e reforços pontuais subiram o patamar.
O novo treinador é Raffaele Paladino, destaque com o Monza na temporada passada. Em campo, a Fiorentina contratou Moise Kean (atacante), David De Gea (goleiro), Marin Pongracic (zagueiro) e Amir Richardson (meia). Eles se juntam a nomes como Martínez Quarta, Fabiano Parisi e Jonathan Ikoné.
BUNDESLIGA
Mainz
Longe de ter brilho em 2023/24, o Mainz pode aparecer na parte de cima da tabela do Campeonato Alemão. Em fase positiva desde que o treinador Bo Henriksen assumiu, em fevereiro, a equipe fez janela tímida.
Sem Brajan Gruda, vendido para o Brighton, e Leandro Barreiro, meio-campista que foi ao Benfica, nenhum nome de peso foi contratado. Por outro lado, alguns bons valores foram mantidos, como Nadiem Amiri (meio-campista), Jae-Sung Lee (meio-campista) e Jonathan Burkardt (atacante).
Eintracht Frankfurt
Acumulando boas campanhas, a equipe de uma das cidades mais badaladas da Alemanha deve novamente correr por fora. Na última temporada, o Frankfurt foi o sexto colocado da liga nacional.
De olho na manutenção, o Eintracht contratou o atacante Hugo Ekitiké e o meia Can Uzun, agregando a Omar Marmoush, Mario Gotze e Kevin Trapp. No entanto, perdeu o zagueiro equatoriano Willian Pacho.
Stuttgart
Vice-campeão da última Bundesliga, o Stuttgart quer repetir a grande campanha. O sucesso, no entanto, também atraiu olhares para seus principais atletas.
Saíram os defensores Hiroki Ito e Waldemar Anton e o atacante Serhou Guirassy. Em contrapartida, foram contratados o atacante Ermedin Demirovic e o zagueiro Ameen Al-Dakhil. O plantel já tem boas peças, a exemplo de Deniz Undav e Angelo Stiller.
LIGUE 1
Brest
Na terceira posição da Ligue 1 passada, o time está na Champions League e consegue visualizar novos sucessos. O principal trunfo para esse cenário é a manutenção quase completa do elenco e do treinador Eric Roy.
O grande movimento de mercado foi a contratação por empréstimo do meia-atacante Romain Favre. O canhoto francês se junta ao lateral Bradley Locko e aos meio-campistas Romain Del Castillo e Pierre Lees Melou.
Lille
A equipe do norte da França passa por momentos de cada vez mais evidência. Assim, é possível que a temporada 2024/25 pode seguir em alto rendimento.
Bruno Genesio foi contratado para suprir a saída do técnico Paulo Fonseca, contratado pelo Milan. No elenco, a grande perda é a do zagueiro Leny Yoro. Em chegadas, os movimentos mais tímidos culminaram nas chegadas de Thomas Meunier (lateral), Matias Fernandez-Pardo (atacante) e Osame Sahraoui (meia-atacante).
Lyon
Um dos maiores campeões da história do futebol francês completou 16 anos sem conquistar a Ligue 1. E para esta temporada, o time que pertence ao Grupo Eagle (o mesmo do Botafogo) abriu o bolso para tentar surpreender o hegemônico PSG.
Ao todo, foram gastos mais de 140 milhões de euros na janela. Enquanto isso, as perdas mais notáveis foram dos defensores Jake O’Brien e Mamadou Sarr.
No bolo das contratações, chegaram candidatos a destaque Moussa Niakhaté (zagueiro) e Georges Mikautadze (atacante), que podem encaixar ao lado de atletas previamente no grupo. Alguns deles são Alexandre Lacazette, Rayan Cherki e Corentin Tolisso.